منبر معارف الزراعة الأُسرية

Com produção agroecológica, agricultor aumenta a biodiversidade na sua propriedade

A agricultura familiar e a produção sustentável

A palavra agroecologia está ganhando cada vez mais espaço na agricultura familiar. A saúde, a qualidade de vida e um produto mais valorizado têm incentivado os agricultores a deixarem produções convencionais e investirem na produção agroecológica. Mas os benefícios não param por aí. A produção livre de agrotóxico também ajuda na preservação da biodiversidade da localidade. 

Os benefícios do cultivo de alimentos sem o uso de agrotóxicos vão desde a conservação do solo ao bolso do produtor. Com consumidores mais preocupados com a saúde, os produtos têm ganhado mais espaço no mercado. José afirma que a venda dos alimentos que ele produz aumentaram depois que ele mudou a forma de produzi-los. Patrícia, além de extensionista, também virou cliente e garante: “Quando vou comprar hortaliças, sempre vou atrás dos produtos dele”. 

Segundo o coordenador geral de Agroecologia e Produção Sustentável da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Marco Pavarino, a agricultura familiar tem sido essencial na produção agroecológica. “A gente percebe que grande parte da produção agroecológica vem das propriedades familiares. Esse conjunto de sistemas produtivos mais sustentáveis, de uma diversidade de alimentos mostra que a agricultura familiar tem um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável”, afirma. 

Para auxiliar os agricultores familiares que queiram migrar para a produção agroecológica, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), tem uma linha de crédito especifica para esse público. O Pronaf Agroecologia financia investimentos dos sistemas de produção agroecológicos ou orgânicos, incluindo custos relativos à implantação e manutenção do empreendimento. Saiba mais sobre o Pronaf aqui.
Title of publication: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
المؤلف: Juliana Andrade
:
المنظمة: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
السنة: 2017
:
البلد/البلدان: Brazil
التغطية الجغرافية: أمريكا اللاتينية والبحر الكاريبي
النوع: مقالة في مدونة إلكترونية
لغة المحتوى: Brazilian Portuguese
:

شارك بهذه الصفحة