Family Farming Knowledge Platform

VISÃO 2030

O Futuro da Agricultura Brasileira

Internacionalmente, muitos esforços estão sendo envidados para estabelecer uma relação mais equilibrada entre população e ambiente e os componentes de produção de alimentos e energia. Destacam-se os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos sob a coordenação da Organização das Nações Unidas (ONU), visando garantir, até 2030, um planeta mais próspero, equitativo e saudável. Agricultura e alimentação estão no centro dessa agenda mundial, e o Brasil está preparado para desempenhar um papel central no alcance das metas estabelecidas pelos países membros da ONU.

Nesse contexto, a agricultura brasileira terá um papel protagonista. Nas últimas cinco décadas, o país passou de importador de alimentos para um dos mais importantes produtores e exportadores mundiais, alimentando aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas no mundo. Os benefícios dessa condição possibilitam preços mais acessíveis aos consumidores, elevam a renda e a geração de empregos e impulsionam a participação da agricultura no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A disponibilidade de recursos naturais, associada a políticas públicas, a competências técnico-científi cas e ao empreendedorismo dos agricultores brasileiros foram fundamentais para esse desenvolvimento agrícola do País.

O Brasil continua investindo em processos de intensifi cação sustentável, com destaque para a produção de duas safras por ano em mesma área e para o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação à Mudança do Clima para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que incentiva o uso de tecnologias mais sustentáveis, tais como: recuperação de pastagens degradadas; integração lavoura-pecuária-fl oresta (ILPF); sistemas agrofl orestais, sistema de plantio direto (SPD), fi xação biológica de nitrogênio (FBN); fl orestas plantadas e tratamento de dejetos animais. Outras políticas e ações também fortalecem a sustentabilidade do meio rural, como a Política Nacional de Biossegurança, o Código Florestal e o Cadastro Ambiental Rural.

:
:
:
:
:
:
Publisher: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
:
:
:
:
:
Organization: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
:
Year: 2019
ISBN: 978-85- 7035-799- 1
Country/ies: Brazil
Geographical coverage: Latin America and the Caribbean
Type: Book
Content language: Brazilian Portuguese
:

Share this page