Family Farming Knowledge Platform

Você sabe qual a importância das sementes crioulas?

Por denominação, as sementes crioulas são variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas ou indígenas, com características bem determinadas e reconhecidas pelas respectivas comunidades. De acordo o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), estas sementes, passadas de geração em geração, são preservadas nos muitos bancos de sementes que existem no Brasil.

Um banco de sementes também serve como garantia para os produtores rurais, pois mesmo os melhores exemplares podem sofrer com problemas climáticos, como a falta ou o excesso de chuva. Caso uma safra seja prejudicada, os agricultores podem contar com as sementes estocadas para recuperar a produção.

O Governo Federal reconhece a importância de apoiar e fortalecer os bancos de sementes em todo o país e auxilia a ampliar a base genética disponível para os produtores rurais. Exemplo disso é o apoio dado pela Secretária Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) ao evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, em Ibarama (RS), que acontece quinta e sexta-feira.

Title of publication: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Author: Victor Michel
:
Organization: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
Year: 2016
:
Country/ies: Brazil
Geographical coverage: Latin America and the Caribbean
Type: Blog article
Content language: Portuguese
:

Share this page