Family Farming Knowledge Platform

A diversificação da produção e os benefícios econômicos

Agricultores familiares têm investido no cultivo de produtos variados.

Legumes, arroz, feijão, leite. Uma variedade de produtos que podem ser a garantia de renda para o agricultor familiar. A diversificação é uma forma de se precaver de prejuízos causados por pragas, mudanças climáticas e queda de preços. Para garantir a renda e ficar menos vulneráveis aos imprevistos, agricultores familiares têm investido no cultivo de produtos variados.

Segundo o engenheiro agrônomo Henrique Faria e Silva, consultor da Coordenação Geral de Diversificação Econômica da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), são muitos os riscos de se apostar apenas em um produto.

Ele alerta que é sempre bom ter alternativas de cultivos para que problemas em algum produto não atinjam a renda total da família: “Se acontecer uma praga ou doença nesta lavoura, o agricultor terá um enorme prejuízo pois não colherá nada. Se trabalhar com a diversificação, ele só perderá a colheita de uma das espécies plantadas, mas colherá as outras, minimizando assim o seu prejuízo”.

Henrique ainda indica que uma alternativa para melhorar a renda do agricultor é usar um mesmo produto para vários fins, apostando na Agroindustrialização. Como exemplo: usar o leite para fabricar doces, queijos, iogurte, etc.  Mas, para isso – ele ressalta – é preciso ter organização: “A verticalização da agricultura é muito interessante, pois ela agrega mais valor ao produto. Porém os agricultores precisam estar organizados, seja em cooperativas ou associações, conforme o caso”, ressalta.

Title of publication: Agro Link
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Organization: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
Year: 2017
:
Country/ies: Brazil
Geographical coverage: Latin America and the Caribbean
Type: Newsletter article
Content language: Brazilian Portuguese
:

Share this page