Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

Cooperativismo solidário para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Mundialmente, três milhões de cooperativas contribuem significamente com o crescimento econômico, com geração de empregos estáveis e de qualidade, de acordo com a ACI. São mais de 280 milhões de pessoas em todo o mundo trabalhando em cooperativas, o que representa 10% da população empregada. Além disso, as 300 maiores cooperativas do mundo geram US$ 2,1 bilhões de dólares ao mesmo tempo em que proporcionam os serviços e a infraestrutura que a sociedade necessita para prosperar. No Brasil, há mais de 6,8 mil cooperativas distribuídas em 13 ramos de atividades, ultrapassando 14,2 milhões de associados e gerando 398 mil empregos formais, segundo dados da Agenda Institucional do Cooperativismo 2019.

Na superação da pobreza – relacionado ao ODS 1 -, da fome (ODS 2), com geração de renda e postos de trabalhos decentes (ODS 8 e 10). Tudo isso agregando cuidado com o meio ambiente (ODS 13 e 15) e promovendo um modelo de desenvolvimento mais sustentável (ODS 11). Em todos os pontos o cooperativismo solidário se faz presente.

Para além desses, não menos importante, está o ODS 5, Igualdade de Gênero. Por meio do cooperativismo solidário, não só as mulheres, mas também as juventudes, tem a oportunidade de conquistar autonomia, inclusive a econômica. Falar em autonomia não engloba somente a questão da independência financeira e geração de renda, mas diz respeito sobre a liberdade para fazer escolhas. É por este caminho que muitas mulheres, por exemplo, conseguem se livrar de uma situação de violência.

Title of publication: EASYCOOP - Cooperativismo em Revista
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Auteur: Thays Puzzi
:
Organisation: União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES)
Autres organisations: União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (UNICOPAS), Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL)
Année: 2019
:
Pays: Brazil
Couverture géographique: Amérique latine et les Caraïbes
Type: Article de revue
Langue: Brazilian Portuguese
:

Partagez