Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

Agroecologia

A produção de alimentos saudáveis, em quantidade adequada para suprir as necessidades humanas, tem demandado a prática de uma agricultura sustentável, que possibilite a interação entre os seres humanos e os recursos ambientais, de forma que a ação do homem seja componente dos processos ecológicos que acontecem nos agroecossistemas.

A valorização da biodiversidade, o estímulo à produção diversificada, práticas ecologicamente adequadas e questões como gênero e cultura mostram o caráter holístico da Agroecologia, que considera, na estruturação de um sistema produtivo, desde a caracterização do bioma até a finalidade produtiva e o perfil humano envolvido.

Nesse sentido, a presente cartilha traz informações acerca dos fundamentos da Agroecologia, noções de agroecossistema, recursos bióticos e abióticos e suas interrelações, biodiversidade, práticas agroecológicas e segurança alimentar e nutricional. Cumpre o objetivo de trazer subsídios para os agricultores familiares interagirem com os seus respectivos agroecossistemas, produzindo alimentos saudáveis em abundância e preservar o seu espaço de vida e trabalho.

:
:
:
:
:
:
Éditeur: Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - CEPLAC
:
:
Édition: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Brasil
Auteur: João Antonio Firmato de Almeida
Autres autheurs: Joice Rodrigues de Mendonça Reis, Cláudio Neri Franco Lôpo, Adson dos Santos Oliveira, Harold Louis Fourneau, Célia Hissae Watanabe
Organisation: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
:
Année: 2012
:
Pays: Brazil
Couverture géographique: Amérique latine et les Caraïbes
Type: Manuel
Langue: Portuguese
:

Partagez