家庭农业知识平台

Mulheres no cooperativismo e na economia solidária: trabalho e ousadia

Pesquisa inédita realizada pela Unicafes, uma das centrais afiliadas à Unicopas, revela que apenas 20% das mulheres cooperativistas participam de comissões diretivas; falta de apoio e motivação são entraves. Ousadia é a palavra-chave

Pesquisa inédita sobre a “Participação das mulheres em espaços cooperativos”, organizada e realizada pela Unicafes, em parceria com a UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), com o Observatório ANFLA (Agriculturas Familiares Latino-Americanas), e com a REAF (Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul ampliado), constatou que somente 20% das mulheres entrevistadas participam de comissão diretiva, em assentos de agente, conselheira fiscal, coordenação, diretora conselheira, gerente geral ou presidência, por exemplo.

“Desde que o mundo é mundo, a mulher sempre foi excluída dos espaços públicos. Conseguimos ter esse acesso há pouco tempo. As mulheres que hoje trabalham fora, a maioria, tem de cumprir uma tripla jornada e precisam contar com uma estrutura de apoio que dá condições para que ela possa estar inserida nesses espaços”, destacou Iara de Andrade Oliveira, Secretária Nacional de Mulheres da Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária)

Inspirada no Diagnóstico de Gênero do Cooperativismo Solidário feito no Uruguai em 2018, a pesquisa foi realizada no Brasil durante o I Encontro das Mulheres Rurais do Mercosul, que ocorreu em outubro do ano passado, em Medianeira, no Paraná, e entrevistou 173 mulheres. Clique aqui e leia a Carta de Medianeira.

 

:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
作者: Thays Puzzi
:
组 织: União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes)
其他组织: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Observatório Agriculturas Familiares Latino-Americanas (ANFLA), Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul ampliado (REAF)
年份: 2019
:
国家: Brazil
地理范围: 南方共同市场 (MERCOSUR)
类别: 博文
内容语言: Brazilian Portuguese
:

分享本页内容