家庭农业知识平台

Cafés especiais do Brasil terão proteção na UE contra imitação

A equipe do Mapa conversou com produtores de Mantiqueira de Minas e Alta Mogiana, que produzem cafés que serão protegidos no mercado europeu por causa do acordo Mercosul-UE.

Mantiqueira de Minas (MG) é conhecida pelo clima de montanha e as estâncias hidrominerais, cujas águas são terapêuticas. Na região, é produzido também um dos cafés mais conceituados do país.

Com as lavouras nas áreas montanhosas, sem mecanização, o café da Mantiqueira de Minas ganhou notoriedade nacional e internacional. Em maio de 2011, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu o registro de Indicação de Procedência para a região.

Engloba 25 municípios.

Com o acordo Mercosul-União Europeia, os produtores esperam alavancar as vendas dos chamados cafés especiais, como o de Mantiqueira de Minas, para o mercado europeu.

De acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês), em 2018, o país produziu aproximadamente 10 milhões de sacas de cafés especiais, dos quais 9 milhões foram para exportação. O restante para consumo interno. 

Title of publication: Agronews
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
组 织: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
:
年份: 2020
:
国家: Brazil
地理范围: 拉丁美洲及加勒比
类别: 博文
内容语言: Brazilian Portuguese
:

分享本页内容