Tamanho da letra

-A +A

Re: Fórum sobre Agricultura Familiar e Segurança Alimentar na CPLP

Saquina Mucavele MuGeDe e ROSA, Moçambique
27.10.2012

1. Avalio de extrema importância, porque no nosso país a nossa economia é agrária e a nossa agricultura é fundamentalmente de cariz familiar (90%). As mulheres rurais constituem 70% da população agrícola e são responsáveis por 60 a 80% da produção.

2. As políticas em vigor são o PEDSA, PAPA, PMDRC, CAADP, ESANII, ESAN-CPLP, etc. Os espaços recentemente criados tais como do CONSAN, Fórum dos Pequenos Agricultores, Fórum da Mulher Rural da CPLP, o Centro dos Direitos Humanos da CPLP e o DHAA em aprovação, apesar da fraca implementação destas mesmas políticas.

3. Estão organizados em Associações, Machamba do Camponês, Uniões, Cooperativas e Redes. Os produtores têm participado na formulação das políticas públicas e programas mas ainda em pequena escala. Existe ainda a necessidade de fortalecimento dos mecanismos da participação dos pequenos agricultores e em particular as mulheres rurais.

4. Há necessidade de uma maior exploração do potencial das cooperativas, das Associações de Agricultores e dos Movimentos das Mulheres Rurais; dar prioridade ao apoio ao desenvolvimento da agricultura; diversas formações, incluindo as questões de género, mudanças climáticas e transferência de tecnologias, agro-ecologia e actividades de geração de renda; visando a erradicação da fome e pobreza e garantir um desenvolvimento sustentável.