Program of Brazil-FAO International Cooperation

1º Encontro Presencial: Alimentação Escolar - Desenvolvimento de programas sustentáveis a partir do caso brasileiro.

Brasília, Brasil.
02-05-17 - 03-05-17

Dias 2 e 3 de maio, se realiza o primeiro encontro semipresencial do curso Alimentação Escolar: desenvolvimento de programas sustentáveis, a partir do caso brasileiro, com os participantes brasileiros compostos por gestores públicos, professores, estudantes, profissionais e técnicos das áreas relacionadas à alimentação escolar, segurança alimentar e nutricional, agricultura, saúde, educação, entre outros.

O encontro presencial acontece no auditório do FNDE, em Brasília, Brasil.

Além do Brasil, o curso se realiza este ano em Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Paraguai e Peru. 

A capacitação tem o objetivo de promover a reflexão conjunta dos participantes sobre as políticas nacionais, visando o fortalecimento do debate da alimentação escolar no âmbito das políticas de desenvolvimento social, a partir das lições aprendidas com o Programa de Alimentação Escolar do Brasil (PAE), e com base nos elementos para sustentabilidade destes Programas que têm sido construídos com os diversos países da região ao longo dos últimos anos. 

O curso Alimentação Escolar: desenvolvimento de programas sustentáveis, a partir do caso brasileiro é promovido pelo projeto Fortalecimento de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe, do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO. Conta com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e está inserido no objetivo estratégico da FAO de ajudar a erradicar a fome, a insegurança alimentar e a má nutrição na região. 

A capacitação é desenvolvida pelo Núcleo de Capacitação em Políticas Públicas do Escritório Regional da FAO para América Latina e o Caribe. 

De acordo com a coordenadora, nos últimos anos a alimentação escolar tem tido um destaque importante na agenda política da região. O Plano SAN CELAC 2025, por exemplo, recomenda em seu Pilar 3 universalizar os programas de alimentação escolar, promover ambientes alimentares saudáveis nas escolas, incorporar a educação alimentar e nutricional no currículo escolar, de forma transversal, estabelecer cardápios saudáveis e compras da agricultura familiar. 

O caso brasileiro

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Brasil, implementado pelo FNDE, tem mais de 60 anos e atende 43 milhões de estudantes/dia em 200 dias letivos. Seus objetivos englobam desde o fornecimento de alimentos até a educação alimentar e nutricional.