Programa de Cooperación Internacional Brasil-FAO

Aluna brasileira recebe prêmio da FAO por desenho sobre agricultura familiar

Yanca Rodrigues Pereira, da cidade de Colômbia, São Paulo, foi premiada como uma das cinco ganhadoras regionais do concurso Alimentar o mundo, cuidar do planeta: Desenhando a Agricultura Familiar.

Santiago do Chile, 01 de junho de 2015 – Com um desenho que retrata a produção de alimentos da agricultura familiar e a sua comercialização na cidade, a estudante Yanca Rodrigues Pereira, aluna da Associação Beneficente Cidade Colômbia, do município de Colômbia, em São Paulo, recebeu um prêmio do concurso internacional de desenhos promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). 

Com o tema Alimentar o mundo, cuidar do planeta: Desenhando a Agricultura Familiar, o concurso foi realizado em comemoração ao Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014.  A aluna brasileira concorreu com outros quatro mil estudantes de 300 escolas da América Latina e o Caribe. 

Yanca, de 12 anos, mora em um acampamento do Movimento dos Sem Terra (MST), onde atualmente vivem 49 famílias. Durante a cerimônia de premiação, a aluna destacou a importância da agricultura familiar, principalmente na produção de alimentos de forma mais saudável. Onde vive, ela e os 12 membros de sua família mantêm uma horta e uma granja para a produção de alimentos para o autoconsumo, e o excedente da produção é comercializado na cidade.

A cerimônia de premiação foi realizada na escola em que ela estuda, com as presenças do Prefeito de Colômbia, Endrigo Lucas Gambarato Bertin, e da Secretária de Educação do município, Maria José da Silva. Para o Prefeito Endrigo Bertin, foi uma honra para a cidade a premiação de Yanca e parabenizou a Associação, a aluna e seus pais. 

Para a Secretária de Educação, a agricultura familiar é de suma importância para a produção sustentável de alimentos. Sobre o prêmio, Yanca comentou que esta premiação fortalece o trabalho que vem sendo realizado em prol da aquisição de alimentos da agricultura familiar no município, e que por meio da agricultura familiar se pode consumir produtos sem agrotóxicos, mais saudáveis e frescos na alimentaçao oferecida pela escola. O município utiliza 100% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para compra de alimentos oriundos da pequena agricultura local. A secretária agradeceu a FAO pela “contribuição singular para a construção de um mundo melhor”. 

Para o Oficinal de Pesca e Aquicultura da FAO para a América Latina e Caribe e coordenador da equipe regional do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Alejandro Flores, o concurso de desenhos foi idealizado como uma oportunidade para que os estudantes das escolas primárias da região tivessem uma visão do entorno rural, chamando a atenção da sociedade em geral sobre a importância da agricultura familiar na produção de alimentos e na geração de empregos.

“Estamos muito satisfeitos com a ampla participação e pelos milhares de desenhos que recebemos. Isso confirma o reconhecimento que as crianças dão a este modo de vida e de produção sustentável que é a agricultura familiar”, ressaltou Alejandro Flores. 

Contribuição da AF

Para Suelen Cristina da Silva, monitora da aluna Yanca, abordar o tema do concurso em sala de aula foi fácil já que no município de Colômbia há diversos assentamentos e acampamentos de agricultores familiares que, inclusive, vendem sua produção para a prefeitura. Sobre a premiação ela comentou: “A Associação recebe o prêmio de forma grandiosa porque mostra o quanto valorizamos muito as crianças e fazemos com que elas acreditem em si mesmas”. 

O desenho de Yanca e dos outros ganhadores regionais do concurso foram selecionados considerando a capacidade das crianças em representar as contribuições da agricultura familiar na luta contra a fome, assim como o impacto na nutrição e na erradicação da pobreza. 

Yanca recebeu uma placa comemorativa que ficará exposta na Associação, um diploma oficial e um kit da FAO. Além disso, Yanca, e toda a comunidade escolar, incluindo professores, colegas, familiares participaram de um café da manhã saudável, com produtos provenientes da agricultura familiar local, oferecido pelo projeto de Fortalecimento dos Programas de Alimentação Escolar no marco do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Além da brasileira também foram premiados os desenhos de Danna Camila, do México, Lucas Javier Armoa, do Paraguai, Ariadne Dona Joe Cahuana, do Peru, e Moriah Huggins, de São Vicente e Granadinas.

Desenho de Yanca, AQUI.

Fotos da premiação, AQUI.