Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Boas práticas em alimentação escolar e compras públicas são temas da visita de representantes dos governos do Chile e do Panamá ao Brasil

Como uma das ações da Rede de Alimentação Escolar Sustentável, promovida pelo Brasil com o apoio da FAO, as delegações dos dois países conhecerão o desenvolvimento local do programa de alimentação escolar brasileiro.

Brasília, 5 de setembro de 2019 – Representantes da área de alimentação escolar dos governos do Chile e do Panamá chegam à cidade de Brasília na próxima semana em uma visita técnica para conhecer a experiência brasileira do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Executado há mais de 60 anos, o Programa brasileiro tem cobertura universal e tornou-se uma iniciativa de referência na América Latina e no Caribe.

A delegação chilena da Junta Nacional de Assistência Escolar e Bolsas de Estudo (JUNAEB), vinculada ao Ministério da Educação, e a delegação do Panamá, composta por representantes dos ministérios da Educação, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agropecuário, serão recebidos na capital federal pelos dirigentes da Agência Cooperação Brasileira (ABC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Brasil e do Escritório da FAO no Brasil. Durante a visita, participarão de uma série de atividades que apresentarão o funcionamento e a implementação do PNAE brasileiro, política pública que atende a mais de 42 milhões de crianças e jovens brasileiros, todos os dias.

A visita técnica é promovida no âmbito do projeto de Cooperação Internacional Consolidação de Programas de Alimentação Escolar, executado de forma conjunta pela FAO e o governo do Brasil, representado pela ABC e FNDE, como parte do compromisso de promover troca de experiências proposto pela Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES). A Rede, formada por países da América Latina e do Caribe, é uma iniciativa do Brasil com apoio da FAO, criada com a finalidade de alcançar os objetivos da Década de Ação das Nações Unidas sobre Nutrição e as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para a coordenadora do projeto, Najla Veloso, a visita é uma estratégia importante para a promoção de conhecimentos, o desenvolvimento das capacidades humanas e a ampliação da visão dos atores envolvidos no tema alimentação escolar. "É uma excelente oportunidade para fortalecer os países, por meio do contato direto com soluções que podem ser adaptadas às suas realidades nacionais".

Com duração de uma semana (de 9 a 13 de setembro), a visita técnica das delegações do Chile e do Panamá também incluirá visitas a escolas públicas de Brasília, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, a cooperativas de agricultores familiares e a uma propriedade rural de produtores locais para conhecer a dinâmica de comercialização para a alimentação escolar.

No Brasil, desde 2009, por lei, os municípios brasileiros devem comprar pelo menos 30% dos produtos originários da agricultura familiar para alimentação de estudantes nas escolas. Os visitantes estrangeiros também conhecerão como funciona essa política pública que gera renda para as famílias produtoras, além de promover o desenvolvimento territorial.

Projeto

O projeto, que integra o Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, tem como objetivo consolidar e fortalecer os programas de alimentação escolar na América Latina e no Caribe, buscando principalmente mudar os hábitos alimentares por meio de ações de educação alimentar e nutricional e incorporação de produtos frescos e saudável nas escolas.