Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Guatemala e República Dominicana são finalistas do Prêmio Fundação Banco de Brasil de Tecnologia Social

Selecionados na categoria internacional com temas ambiental e alimentação, cada finalista receberá um troféu e um vídeo sobre sua iniciativa.

Foto: Inabie

Brasília, Brasil, 14 de outubro de 2019 - A Guatemala e a República Dominicana estão entre os finalistas internacionais do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019. O concurso seleciona as metodologias reconhecidas como soluções que podem gerar impacto positivo e efetivo na vida de pessoas e já foram lançadas no âmbito local, regional ou nacional e podem ser reaplicadas no Brasil. Os vencedores serão apresentados no dia 16 de outubro, durante uma cerimônia de premiação em Brasília, Brasil.

Com foco em alimentos, a tecnologia social guatemalteca “Compras públicas para um modelo territorial de comunidades indígenas Maya-Ch-órti” é desenvolvida pela Associação Integral de Produtores da área de Ch-órti, localizada na cidade de Chiquimula. O objetivo é melhorar os padrões de vida das comunidades indígenas revertendo-as em principais fornecedoras de alimentos para as escolas da região, bem como para combater a desnutrição infantil, melhorar o uso dos recursos naturais e levar informações sobre boas práticas agrícolas. A tecnologia guatemalteca prioriza a participação das mulheres, gerando capacidades. As instituições parceiras são: Ministério da Educação da Guatemala, Ministério da Agricultura, Pecuária e Alimentação da Guatemala, Projeto AMEXCID-FAO e Centro Universitário do Leste (Cunori).

Meio Ambiente

A tecnologia social finalista da República Dominicana tem como tema central o meio ambiente. A iniciativa “Escolas Ambientalmente Sustentáveis e Cultura 3R”, do Instituto Nacional de Bem-Estar dos Estudantes (Inabie), em Santo Domingo, promove a conscientização ambiental e os hábitos de gerenciamento de resíduos sólidos em suas escolas e casas. Os três Rs representam: reduzir, reciclar e reutilizar sólidos. A metodologia é executada nas escolas, com a identificação do manejo de resíduos e a otimização do processo, com a participação dos alunos. Os parceiros desta iniciativa na República Dominicana são: Escritório de Cooperação Internacional (OCI), Centro de Desenvolvimento Agrícola e Florestal (CEDAF), Associação Rancheros de Monte Plata (AGAMPTA), Ministério Administrativo da Presidência, Unidade de Reciclagem Global de Clipen, Grupo Rica, Recopak e Associação de Pais, Mães e Amigos da Escola (APMAE).

As iniciativas da Guatemala e da República Dominicana são realizadas no âmbito da metodologia das Escolas Sustentáveis, promovidas por meio do projeto regional de Consolidação dos Programas de Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe, que integra o Programa de Cooperação Internacional do Brasil-FAO.

Prêmio

Cada finalista ganhará um troféu e um vídeo sobre sua tecnologia e participará, no dia 15 de outubro, do Encontro de Tecnologia Social, em Brasília. O Prêmio Fundação Banco de Brasil é promovido a cada dois anos e, em sua décima edição, selecionou 118 iniciativas brasileiras e 5 da América Latina e do Caribe.

Atualmente, o banco de dados de Tecnologia Social da Fundação possui 1.110 metodologias certificadas sobre temas como alimentação, educação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. Em 2017, a iniciativa Escolas Sustentáveis de Atiquizaya, em El Salvador, foi finalista na categoria internacional.

Na décima edição, o Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social conta a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto C&A, Ativos S/A e BB Tecnologia e Serviços, além da cooperação da Unesco no Brasil e o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Ministério da Cidadania do Brasil e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil (MCTIC).

 

Com informações FBB.