Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Reunião virtual propõe a instalação de Fórum Regional Algodoeiro

A iniciativa é promovida pelo projeto de cooperação sul-sul trilateral +Algodão para unir esforços entre os países e buscar soluções para enfrentar os desafios da cadeia algodoeira na América Latina.

Santiago, 27 de julho de 2020 – Para iniciar um diálogo frequente entre países e buscar soluções comuns aos desafios na cadeia de valor do algodão, será promovida na próxima quarta-feira (29), uma reunião virtual para discutir a proposta de criação de um Fórum Regional Algodoeiro dos Países Parceiros da Cooperação Sul-Sul Trilateral +Algodão. 

O cenário de crise global gerado pela pandemia de COVID-19 afeta vários setores, incluindo a agricultura familiar, incluindo setor de algodão em todos os seus elos, desde a produção até a comercialização do produto final. A reunião virtual é uma iniciativa do projeto regional +Algodão, executado de forma conjunta pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e os governos dos sete países parceiros: Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Haiti, Paraguai e Peru. 

O encontro terá duas apresentações: a primeira, da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), sobre o mercado regional e medidas sanitárias e fitossanitárias para a comercialização de algodão; a segunda, da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (ABRAPA), sobre a situação atual no Brasil e a proposta de uma ação regional. A seguir, será aberto um espaço aos países para comentários sobre o cenário atual e os desafios do setor de algodão. 

Soluções conjuntas para a cadeia

Para unir esforços em nível regional e discutir como enfrentar os desafios comuns, articulando os mais diversos atores-chave, a expectativa é de que o Fórum seja formado por gestores governamentais, extensão rural, pesquisa, academia, associações de agricultores e representantes do setor privado como indústria têxtil, entre outros. 

O Fórum é um passo importante promovido pelo projeto +Algodão no âmbito da Cooperação Sul-Sul Trilateral, uma iniciativa que busca fomentar o desenvolvimento sustentável e parcerias inovadoras por meio da articulação das instâncias de cooperação existentes, em nível regional e sub-regional.