Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Simpósio virtual regional promoverá discussão e troca de experiências sobre a oferta de alimentação escolar durante e pós- pandemia

Bélgica, Brasil, Chile, El Salvador, México, Panamá, São Vicente e Granadinas apresentarão iniciativas desenvolvidas no contexto atual para garantir alimentação aos estudantes e os planos de ação para a oferta de alimentos no momento de reabertura das escolas.

Brasília, 16 de setembro de 2020 – Os Programas de Alimentação Escolar beneficiam atualmente 85 milhões de crianças na América Latina e no Caribe. Para aproximadamente 10 milhões, estes constituem uma das principais fontes de alimentos seguros que recebem todos os dias. 

Para estimular o debate e o intercâmbio de experiências inovadoras entre os países sobre a manutenção de programas de alimentação escolar durante a pandemia, bem como estimular e facilitar a discussão para o planejamento e a implementação de um processo de reabertura segura das escolas, dias 22 e 23 setembro (15h no Brasil/Chile), a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), realizará o Simpósio Virtual Regional "Garantindo alimentação escolar segura durante e após uma pandemia: uma agenda emergente". 

A RAES, organizadora do simpósio, é promovida pelo Governo do Brasil, representado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), no âmbito do projeto regional Consolidação dos Programas de Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe

O simpósio terá transmissão ao vivo no canal do YouTube do Escritório Regional da FAO – dia 22 de setembro (https://www.youtube.com/watch?v=bWsupat-xDU) e dia 23 de setembro (https://www.youtube.com/watch?v=ZFv-xhnQ2TY) – e pela conta Twitter da Cooperação Brasil-FAO. O evento é voltado para gestores e técnicos de governos de países da América Latina e Caribe, bem como de outros países que tenham interesse no tema. 

No primeiro dia (22), com o tema Alimentação Saudável no período de pandemia, serão apresentadas as experiências do Chile, Panamá e São Vicente e Granadinas. No segundo dia (23), com o tema Protocolos de Segurança Alimentar e Nutricional pós-pandemia, serão apresentadas as experiências do Brasil, El Salvador, México e Bélgica. 

A coordenadora do projeto regional, Najla Veloso, explica que as experiências apresentadas por muitos países em espaços virtuais de discussão são quase sempre a resposta que os governos precisam para mudar e propor ações de enfrentamento em cenários de crise. “O simpósio é importante porque vai permitir o diálogo sobre os desafios para continuar oferecendo alimentação escolar durante a pandemia e garantir o seu abastecimento com segurança na reabertura das escolas”, disse.