Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Brasil, Colômbia e FAO dialogam para construção de diretrizes de pesquisa em agroecologia

A terceira oficina virtual do projeto Semeando Capacidades busca identificar aspectos comuns para a elaboração de diretrizes entre os dois países.

Bogotá, 19 de outubro de 2020 - Com o objetivo de trocar experiências e oferecer subsídios para a construção de diretrizes de pesquisa em agroecologia na Colômbia e no Brasil, o projeto Semeando Capacidades realiza, dia 21 de outubro (quarta-feira), às 14 horas (horário Colômbia)/16 horas (horário Brasil), o terceiro encontro virtual com a participação de atores relacionados aos processos de pesquisa em agroecologia nos dois países. Nesta terceira oficina, o objetivo é identificar os aspectos comuns para a elaboração de diretrizes de pesquisa entre a Colômbia e o Brasil, a partir dos avanços das duas primeiras oficinas e dos insumos de cada país. 

A terceira oficina Intercâmbio de experiências e construção conjunta de diretrizes de pesquisa em agroecologia Colômbia-Brasil, é promovida em conjunto pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Brasil (MAPA), Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), parceiros neste projeto de cooperação sul-sul trilateral. Lançado em 2019, o projeto Semeando Capacidades integra as ações do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025. 

Colômbia e Brasil: semeando capacidades

O projeto Semeando Capacidades, implementado em conjunto pelos governos do Brasil, Colômbia e a FAO, tem o objetivo de fortalecer políticas e instrumentos que promovam a rentabilidade e sustentabilidade do campo colombiano, com especial ênfase na produção da agricultura familiar com abordagem agroecológica, sendo um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento rural do país rumo à transformação econômica, social e política.