Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Semeando Capacidades promoveu oficina virtual para discutir as capacidades associativas das organizações camponesas e da agricultura familiar

Esta série de oficinas faz parte de um dos quatro componentes do projeto Semeando Capacidades: o componente de mercados diferenciados.

Bogotá, 25 de novembro de 2020 - O projeto de cooperação sul-sul trilateral Semeando Capacidades promoveu nesta terça-feira (24) a oficina virtual “Fortalecimento das capacidades associativas de organizações da Agricultura Camponesa, Familiar e Comunitária (ACFC)”. A atividade é a segunda de uma série de três oficinas que visam contribuir para o fortalecimento de capacidades, modelos de gestão e estratégias de promoção, comercialização e visibilidade de produtores e organizações. A primeira oficina foi realizada dia 18 de novembro. 

Executado na Colômbia e no Brasil de maneira conjunta pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC / MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR ) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o projeto Semeando Capacidades integra as ações do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025. 

Esta série de oficinas faz parte de um dos quatro componentes do projeto – o componente de mercados diferenciados - e que inclui experiências e boas práticas em circuitos curtos e associatividade; oficinas de fortalecimento; e capacidades locais para implementar estratégias de compras públicas da ACFC. 

Camilo Ardila, coordenador do projeto Semeando Capacidades da FAO Colômbia apresentou um breve resumo do projeto e os objetivos da oficina que buscou promover a reflexão sobre o processo associativo desenvolvido pelas organizações, bem como o desenvolvimento de exercícios práticos e replicáveis para fortalecer processos associativos, comerciais e participativos. 

Em suas palavras de boas-vindas, Joaquín Salgado, da Diretoria de Capacidades Produtivas e Geração de Renda do MADR, destacou que graças à cooperação entre Brasil e Colômbia se avançou na geração de instrumentos e de documentos com uma série de recomendações que podem ajudar a Colômbia a fortalecer a sua agricultura familiar. 

Associatividade: seus princípios

Camilo Lastra, da FAO Colômbia, apresentou o tema “Associatividade: seus princípios e como fortalecê-los nas organizações”, destacando princípios ou valores como confiança, liderança, comunicação, participação e compromisso. “É importante fortalecer as organizações”, disse Camilo Lastra, acrescentando a relevância das organizações e que seus objetivos sociais devem ser alcançados. Segundo o técnico, os agricultores e as agricultoras aplicam algumas das boas práticas empresariais e, por isso, devem ser fortalecidos. 

Nos trabalhos em grupo, os participantes fizeram exercícios de preparação, adequação e melhoria dos processos organizacionais e refletiram sobre a construção do plano de negócios, liderança, processo de comunicação, entre outros. 

Para finalizar o evento, o coordenador regional da Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome 2025/ Cooperação Internacional Brasil-FAO, Ronaldo Ferraz, destacou que a atividade desenvolvida nesta oficina “certamente contribuirá muito para que os participantes reflitam sobre o processo do associativismo que têm desenvolvido em suas organizações, voltado para o estabelecimento de estratégias para o seu fortalecimento ”. Mônica Noleto, analista de projetos ABC / MRE, comentou como o projeto Semeando Capacidades vem se desenvolvendo e destacou a qualidade das oficinas promovidas: “Continuamos juntos na execução do projeto, apesar das dificuldades geradas devido à pandemia, mas acredito que já conseguimos avançar muito ", concluiu.