Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Merendeiras brasileiras vencedoras de concurso de receitas visitam o Chile para intercâmbio de experiências

As vencedoras do concurso nacional Melhores Receitas da Alimentação Escolar estarão em Santiago para apresentar suas experiências e conhecer a realidade do país sobre alimentação escolar.

Foto: FNDE

Brasília, 6 de abril de 2016 - As cinco merendeiras de escolas públicas brasileiras vencedoras do concurso nacional Melhores Receitas da Alimentação Escolar visitam, na próxima semana, o Escritório Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), e a Junta Nacional de Auxílio Escolar e Bolsas (JUNAEB), na cidade de Santiago, Chile. 

A visita, que é parte da premiação, tem como objetivo promover o intercambio de experiências e informações entre os atores envolvidos na política de alimentação escolar a partir das distintas realidades de cada país, no caso, entre Brasil e Chile. 

No Chile, elas conhecerão um pouco mais sobre o trabalho que a FAO desenvolve na América Latina e no Caribe para fortalecer os programas de alimentação escolar como estratégia de garantia do direito humano à alimentação dos estudantes, melhorar os hábitos alimentares, o promover  o acesso a alimentos saudáveis e adequados, além de fomentar a economia local, com a compra de produtos da agricultura familiar. 

O JUNAEB executa, entre suas ações, o Programa de Alimentação Escolar (PAE) com o objetivo de entregar diariamente, durante o ano letivo, alimentação complementar e diferenciada, de acordo com as necessidades dos alunos mais vulneráveis dos estabelecimentos educacionais municipais e particulares subvencionados do país. 

O concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar foi promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com a participação de 2.433 pessoas. O objetivo foi valorizar o papel das merendeiras e incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis no ambiente da escola, além de conscientizar toda a comunidade escolar sobre o tema. 

A visita é promovida pelo FNDE, pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pelo projeto regional de Fortalecimento de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe, do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Implementado há mais de 60 anos, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) atende,  diariamente, cerca de 42 milhões de estudantes brasileiros. 

Vencedoras 

  • Centro-Oeste

Merendeira: Osmarina Pereira Assini

Município: Iporã (GO) - Escola: Escola Estadual Vereador Antônio Laurindo

  • Nordeste

Merendeira: Dejanira de Souza

Município: Salvador (BA) - Escola: Escola Municipal Nossa Senhora Das Candeias

  • Norte

Merendeira: Maria Arlete da Silva

Município: Parauapebas (PA) - Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte

  • Sudeste

Merendeira: Anilda Berger

Município: Santa Maria de Jetibá (ES) - Escola: Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental Baixo Rio Pantoja

  •  Sul

Merendeira: Maria de Lurdes Fidelis

Município: Matelândia (PR) - Escola: Escola Municipal Dom Pedro II – Educação Infantil e Ensino Fundamental