Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Brasil: Seminário reúne representantes de países para discutir a inclusão de dados estatísticos sobre gênero nos censos agropecuários

Este evento está inserido nas ações da agenda de políticas para a as mulheres rurais na região da América Latina e do Caribe.

Foto: FAO Guatemala

Santiago do Chile, 17 de maio de 2016 – Representantes nacionais e internacionais de governos e de sociedade civil se reunirão na cidade de Brasília, Brasil, para aprofundar as discussões sobre a incorporação das estatísticas sobre gênero nos censos agropecuários e censos nacionais, além de reforçar o tema da participação das mulheres nos Registros Nacionais da Agricultura Familiar, recursos para a identificação da agricultura familiar nos países. 

Estes são os dois temas centrais do Seminário Internacional “A perspectiva de gênero nas estatísticas agropecuárias e registros nacionais da agricultura familiar na América Latina e no Caribe”, que será realizado dias 19 e 20 de maio. 

Além disso, serão discutidos os avanços e desafios na inclusão de indicadores de gênero nos Registros Nacionais da agricultura familiar nos países do Mercosul, além das contribuições conceituais e metodológicas para o melhoramento das estatísticas de gênero nos censos agropecuários, levando em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). 

Esta atividade está inserida nas ações da agenda de políticas para a as mulheres rurais na região da América Latina e do Caribe, e no contexto regional do aumento do interesse sobre o tema, presente nas diversas plataformas de dialogo político e nos marcos legais de política pública de diferentes países para responder aos desafios de superação da pobreza e da desigualdade de gênero. 

Este seminário também integra o Programa Regional de Gênero da REAF/Mercosul e o Plano de Ação aprovado pelo Grupo de Trabalho da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural e do Grupo de Avanço da Mulher da Celac. 

O evento é organizado em conjunto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF/Mercosul) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social, com o apoio do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO.