Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

FAO e governo do Brasil oferecem primeiro curso gratuito sobre a cadeia produtiva do algodão

Curso fortalece as capacidades técnicas e de gestão em temas chave da cadeia de valor do algodão com ênfase na agricultura familiar e em sistemas sustentáveis de produção

01 de julho de 2016, Santiago do Chile – A partir de hoje qualquer pessoa interessada pode participar do primeiro curso gratuito sobre estratégias de fortalecimento do setor algodoeiro para o desenvolvimento da agricultura familiar, ofertado pela FAO e pelo governo brasileiro. 

O curso de autoaprendizagem a distância tem como objetivo fortalecer as capacidades técnicas e de gestão em temas chaves para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor do algodão. 

O curso aborda as políticas públicas que promovem o desenvolvimento da agricultura familiar produtora de algodão, a difusão de novas tecnologias, as boas práticas agrícolas, entre outros aspectos. 

De acordo com a FAO, o algodão representa um importante papel estratégico no desenvolvimento sustentável na América Latina e Caribe como gerador de renda, trabalho e dinamizador de economias locais. 

O curso tem vagas ilimitadas e é completamente gratuito. As pessoas interessadas podem acessar a o site com a ficha de inscrição do curso aqui. 

Panorama completo do setor 

O curso Estratégias de fortalecimento do setor algodoeiro para o desenvolvimento da agricultura familiar tem duração de 100 horas aproximadamente, e cada aluno pode fazer de acordo com o próprio ritmo por se tratar de um curso de autoaprendizagem. 

O curso tem cinco módulos principais. O primeiro apresenta um panorama do setor algodoeiro, as tendências e as perspectivas regionais e globais do setor. 

O segundo analisa os eixos transversais para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor do algodão, a economia solidária como modelo de ordenamento produtivo, baseado em experiências do Brasil e desafios e perspectivas de gênero, juventude rural e povos originais.

O terceiro módulo aborda as políticas públicas para o fortalecimento do setor algodoeiro e a agricultura familiar. Os dois últimos ensinam sobre o desenvolvimento tecnológico e pesquisa aplicada e as ferramentas participativas para a produção sustentável do algodão.

Cooperação Brasil e FAO 

O curso faz parte do projeto regional Fortalecimento do Setor Algodoeiro por meio da Cooperação Sul-Sul do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

O Núcleo de Capacitação em Políticas Públicas do Escritório Regional da FAO é o responsável pelo curso.