Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Encontro internacional reúne quatro países para dialogar sobre a construção participativa de políticas de segurança alimentar e nutricional

A atividade é realizada com a participação de representantes da sociedade civil.

Foto: Alberto Ramirez/FAO

Guatemala, 11 de maio de 2017 – Representantes da sociedade civil do Brasil, Colômbia, Equador e Guatemala participam até hoje de encontro internacional na capital guatemalteca para trocar experiências sobre a construção participativa de políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

“Dentro da nossa região temos experiências ricas para lançar nas agendas nacionais. O desafio de incorporar outros setores e de ter uma maior participação da sociedade civil são parte de nossos objetivos”, disse Dulclair Sternadt, Oficial de Associações do Escritório da FAO para a América Latina e o Caribe.

O encontro “Instâncias de diálogo e construção participativa de políticas de SAN” busca gerar um espaço de troca de conhecimentos sobre o tema, enfatizando: estratégias de desenvolvimento institucional com este nivel de participação; mecanismos e estratégias para a incidência da sociedade civil em seu desenho; implementação e avaliação de políticas públicas de SAN; regulamentação legal e normativa destas instâncias de participação; e a geração e desenvolvimento de redes e alianças da sociedade civil, nacionais e internacional.

Por meio de encontros de diálogo como este, a Cooperação Sul-Sul é evidenciada. Pela primeira vez, temos quatro países discutindo e propondo ações em comum”, comentou o Representante da FAO na Guatemala, Diego Recalde.

Desde 2005 até o momento, em oito países da América Latina e do Caribe (Brasil, Equador, Honduras, Guatemala, Venezuela, Nicarágua, República Dominicana e Peru) as ações relacionadas a políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) estão amparadas por marcos normativos ou decretos com força de lei.

A atividade conta com as presenças de representantes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) do Brasil; da Conferência Plurinacional e Intercultural de Soberania Alimentar (Copisa) do Equador; da Federação Nacional Sindical Unitária Agropecuária (Fensuagro) da Colômbia; de membros da Instância de Consulta e Participação da Sociedade Civil (Incopas) da Guatemala; de funcionários da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Gutemala (Sesan) e de outras instituições públicas, bem da sociedade civil guatemalteca vinculada ao tema.

Este evento conta com o apoio do projeto regional de apoio às estratégias regionais e subregionais de SAN e de superação da pobreza em paíse da ALC, executado pela FAO e o Governo do Brasil, por meio de seu Programa de Cooperação Internacional.