FAO in Mozambique

Pequenos agricultores formados em produção da mandioca orientada para o mercado

Promovendo a cadeia de valor da mandioca
01/03/2018

01 de Março, Gaza- Pequenos agricultores e extensionistas dos distritos de Mabalane e Massingir receberam uma formação em produção e comercialização de mandioca no âmbito do projecto promovido pela FAO para a melhoria da cadeia de valor desta cultura na província de Gaza.

Participaram no treinamento 20 produtores e 6 técnicos extensionistas que, durante 4 dias puderam obter conhecimentos básicos sobre  produção de mandioca orientada para o mercado.

Os participantes tiveram a oportunidade de visitar dois campos agrícolas de  produtores envolvidos na produção de estacas de mandioca e colher  experiências no que diz respeito  a técnicas de produção e gestão de pragas e doenças, acesso ao mercado e custos de comercialização.

“Desejo que algum dia Massingir possa ombrear  com os maiores produtores de mandioca do país, nomeadamente as províncias Nampula e Inhambane”, disse o Administrador do Distrito de Massingir, Sérgio Moiane, que também realçou a importância de se abordar a questão do processamento da mandioca durante a formação .

O coordenador do projecto , Octavio Muhate,  destacou os grandes desafios para que o distrito seja potencialmente produtor de mandioca tais como:  qualidade, disponibilidade, acesso , conservação de semente pois estes são os garantes para uma produção sustentavel e com enfoque no mercado.

Com este projecto, a FAO, financiada pela União Europeia, pretende contribuir para melhorar a produção e produtividade da mandioca através de acções que visam deselvolver a cadeia de valor da mandioca  e  estimular micro, pequenas e médias empresas a contribuirem para a redução da pobreza através de oportunidades de geração de renda e de emprego nos referidos distritos.