FAO in Mozambique

Novo Investimento para fortificar o agro-negócio

Representante da FAO e Chefe de Cooperação da UE em visita de campo à Província de Nampula
23/08/2018

Uma missão conjunta da União Europeia (UE) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), realizou uma visita de trabalho de 4 dias à província de Nampula, para avaliar os desafios e as potencialidades agrícolas existentes e monitorar as actividades do Programa para o Alcance do Objectivo de Desenvolvimento do Milénio-ODM1c.

A visita, liderada pela Chefe de Cooperação da União Europeia, Isabel Faria de Almeida, e pelo Representante da FAO em Moçambique, Olman Serrano, iniciou com um encontro de cortesia com o Governador da Província, onde a Chefe de Cooperação da União Europeia anunciou um novo investimento de 4.6 mil milhões de meticais para um novo programa em parceria com a FAO e com a Agência Internacional de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento- GIZ.

"Estamos a pensar no futuro, que é o investimento da UE nas províncias de Nampula e Zambézia, que ascende ao montante de 24 mil milhões de meticais e vamos trabalhar com a FAO no domínio da agricultura, aumento da produção e produtividade, disse a Chefe de Cooperação da União Europeia, Isabel Faria de Almeida.

"Queremos contribuir para o crescimento económico inclusivo, em que todas as pessoas encontrão benefícios, não só alguns. As mulheres, vão merecer uma atenção especial. Queremos que, ao combinar a nutrição com a agricultura, o transporte à energia, possamos contribuir para o desenvolvimento destas duas províncias e implicitamente de todo o país" explicou.

Durante o mesmo encontro, o Representante da FAO, Olman Serrano destacou alguns resultados positivos do programa ODM1c naquela província. "A FAO, em colaboração com o Governo, em particular o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA), conseguiu atingir resultados muito positivos como o maior acesso a insumos de qualidade através do e-voucher, produção de sementes melhoradas, a vacinação de galinhas contra a doença de Newcastle e também tivemos a oportunidade de ajudar os agricultores a conservar o que produziram com a construção de celeiros melhorados. Os resultados são muito positivos, esperamos que com o novo programa possamos ampliar o número de beneficiários, mas mantendo a qualidade do trabalho que já estamos a fazer nos distritos".

Por sua vez, o Governador da Província, Victor Borges, enalteceu a implementação do programa em Ribaué destacando que a componente do e-voucher foi bastante útil na produção de sementes de qualidade e outros insumos para a campanha agrícola 2017/2018.

O investimento para este novo programa, com início em 2019, provém do 11º Fundo Europeu para o Desenvolvimento, e destina-se a apoiar o desenvolvimento rural, incluindo, para além do agronegócio, programas de construção de estradas, energia, nutrição e biodiversidade, num total de 24 mil milhões de meticais.

A missão conjunta da FAO e UE também interagiu com grupos de produtores de Escolas na Machamba do Camponês das províncias de Zambézia e Nampula que se encontram para trocar experiências, uma prática implementada pela FAO no programa ODM1c que beneficia, no total das suas componentes, cerca de 200 mil produtores em todo o país.