FAO in Mozambique

Pescadores afectados por ciclones Idai e Kenneth recebem materiais de apoio

Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maíta fazendo a entrega de caixas isotérmicas em Sofala
18/06/2020

A organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura em colaboração com o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, fez a entrega de materiais e insumos de pesca a mais de 1000 pescadores artesanais da província de Sofala que foram severemante afectados pelo Ciclone Idai ocorrido em Marco de 2019.

Esta iniciativa financiada pela FAO, faz parte de um apoio contínuo para a actividade pesqueira no centro do país, após vários pescadores terem perdido parte dos seus meios de vida.

Os beneficiários são membros das comunidades de pescadores provenientes dos centros de pesca dos distritos de Muanza, Dondo Beira e Búzi que foram considerados os distritos costeiros mais afectados pelo ciclone Idai naquela província.

Os kits contém artes de pesca e uma caixa isotérmica com capacidade para 100 litros.

Nesta intervenção, para a aquisição dos diversos equipamentos e materiais de pesca, tais como, redes de pesca, cordas, linhas, chumbos, boias, pregos, entre outros os beneficiários receberam uma senha no valor de 200 USD.

O Coordenador do projecto, Fernando Momade considera que este apoio vai contribuir para o restabelecimento rápido da actividade de pesca sustentável e a melhoria dos rendimentos dos pescadores assolados pelo ciclone.

O evento contou com a participação da Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maíta que na sua intervenção agradeceu o apoio da FAO e apelou aos beneficiários a fazerem melhor uso dos equipamentos e materiais recebidos e que sirvam para o aumento da produção e da produtividade da pesca e tendo em conta a pandemia do novo coronavírus. A Ministra também apelou ao cumprimento das medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades competentes, tendo na ocasião oferecido 400 mascáras de protecção aos membros dos Conselhos Comunitários de Pesca da província.

Este apoio foi estendido á província de Cabo Delgado onde também foram entregues equipamentos à pescadores afectados pelo Ciclone Kenneth, constituídos por colmans de 100 litros cada e bicicletas acoplatas a colmans de 30 litros cada para a melhoria da cadeia de valor da pesca, nos distritos do Ibo, Quissanga, Metuge e Pemba.

Na Cidade de Pemba, a cerimónia de entrega dos materiais foi dirigida pelo Secretário de Estado da Província de Cabo Delgado, Armindo Ngunga, e pelo Governador da Província de Cabo Delgado, Valigy Tauabo.

Desde a ocorrência do Ciclone Idai, a FAO já apoiou mais de 40 mil famílias com sementes e instrumentos agrícolas e de pesca, que possibilitaram a continuidade da produção de alimentos e a garantia da segurança alimentar de mais de duzentas mil pessoas.