FAO in Portugal

Dia Mundial da Alimentação 2019

15/10/2019

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) celebra o Dia Mundial da Alimentação no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a fundação da Organização em 1945. Este ano o tema é “As nossas Ações representam o nosso Futuro. Dietas saudáveis para um mundo #FomeZero”, e este dia é celebrado com eventos e iniciativas em mais de 150 países a fim de promover a sensibilização e ações à escala nacional, regional e global.

De acordo com o relatório anual das Nações Unidas sobre “O estado da segurança alimentar e nutricional no mundo” (SOFI), de 2019, indica que uma em cada 4 pessoas encontra-se em insegurança alimentar, e continua a sinalizar os desafios significativos que permanecem no combate à fome, insegurança alimentar e desnutrição em todas as suas formas, e pede ação em duas frentes: 1) Salvaguardar a segurança alimentar e nutricional por meio de políticas económicas e sociais que ajudem a neutralizar o efeito de desacelerações ou contracções económicas; 2) Enfrentar as desigualdades existentes em todos os níveis por meio de políticas multissetoriais que possibilitem a erradicação da insegurança alimentar e da desnutrição.

Durante décadas, o mundo fez progressos consideráveis na luta contra fome. Agora, o número de pessoas subnutridas está a aumentar novamente. Mas a segurança alimentar nos nossos tempos não é apenas uma questão de quantidade, é também uma questão de qualidade. Dietas pouco saudáveis têm agora tornado-se num dos principais fatores de risco para doenças e morte em todo o mundo. Este ano, o tema do Dia Mundial da Alimentação surge para aumentar a consciencialização sobre a fome e a importância de todos terem alimentos nutritivos e seguros suficientes, para poderem levar uma vida saudável e ativa. É urgente criar dietas saudáveis e sustentáveis e acessíveis a todos.

Na mesma semana em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, decorre a 46ª Sessão do Comité de Segurança Alimentar Mundial (CFS) na sede da FAO, entre os dias de 14 e 18 de outubro, em Roma, Itália. O Comité é a principal plataforma internacional e intergovernamental para todas as partes interessadas trabalharem juntas para garantir a segurança alimentar e nutricional para todos. O Comité de Segurança Alimentar Mundial reporta à Assembleia Geral da ONU por meio do Conselho Económico e Social (ECOSOC) e à Conferência da FAO e utilizando uma abordagem inclusiva de várias partes interessadas, o CFS desenvolve e endossa recomendações e orientações de políticas sobre uma ampla gama de tópicos sobre segurança alimentar e nutrição.

No Dia Mundial da Alimentação, a FAO encontra-se, também, a promover um concurso para as crianças e adolescentes do mundo inteiro, com idades entre os 5 e os 19 anos, que queiram usar a sua imaginação e criar um póster que ilustre como podemos promover uma alimentação saudável e sustentável para todos e como cada uma de nos pode melhorar a sua alimentação.

As candidaturas podem ser feitas até ao dia 8 de novembro de 2019, aqui.