FAO in Portugal

Representante da FAO Portugal/CPLP participa no Workshop Nacional de Fruteiras Nativas

16/09/2015

Lisboa – Teve lugar nos dias 9 e 10 de setembro, em Matola, o 1º Workshop Nacional de Fruteiras Nativas, intitulado “Valorizando o que é Nosso através da Ciência e da Tecnologia”, organizado pelo Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) em parceria com Instituto de Investigação Cientifica Tropical (IICT/ISA) e a Associação dos Fruticultores do Sul de Moçambique (Frutisul) e para o qual foi convidado Helder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP.

Este evento contribuiu para alavancar o debate, desenvolvimento e investigação na área das fruteiras nativas, ao promover a criação de redes de conhecimento, experiências e oportunidades de negócio, reunindo vários investigadores, académicos, estudantes e governantes.

A sessão de abertura foi iniciada pela Comissão Organizadora do Workshop, e seguidamente, discursaram o Diretor Geral do IIAM, Inácio Calvino Maposse, o Representante da FAO em Moçambique, Castro Camarada, a Vice Ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, Luísa Celma Meque. O Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, também participou nesta sessão e fez ainda o discurso de encerramento no final do segundo dia.

Durante os dois dias foram realizadas comunicações sobre várias temáticas, tendo como base as espécies florestais, em particular, as fruteiras nativas de Moçambique. Estas apresentam um papel importante na nutrição e medicina tradicional para as populações rurais e representam um potencial elevado de exploração económica, assumindo um papel relevante para o desenvolvimento social e sectorial.