FAO in Portugal

Investigação do ITQB NOVA vai escolher o melhor chícharo para o mercado

12/08/2016

Lisboa – No passado dia 13 de junho, em Alvaiázere, realizou-se uma visita de campo a um novo projeto de investigação coordenado pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) que visa encontrar até 2019 uma variedade mais saborosa de chícharo.

O chícharo (Lathyrus sativus L.) é uma leguminosa com elevado valor nutricional e em determinadas regiões portuguesas o seu uso na alimentação tem sido uma tradição, representando uma importante fonte de receitas para a economia local.

Unindo cientistas, empresas e o município de Alvaiázere, aplicando a melhor ciência disponível ao paladar dos consumidores, este projeto pretende melhorar a cultura do chícharo até 2019, garantindo a melhor opção para os produtores.

“Vai ser um desafio, dadas as inúmeras interações existentes entre as várias caraterísticas em estudo em cada variedade. Mas estamos confiantes neste consórcio, e na união das diferentes valências que juntámos para levar a cabo esta tarefa”, afirma a coordenadora do projeto, Carlota Vaz Patto.

Atualmente cerca de 150 variedades de chícharo de Portugal, Espanha, Polónia, Canadá, India, Paquistão, Síria, Afeganistão e Irão estão a ser cultivadas no Município de Alvaiázere. As variedades vão ser estudas pelas suas caraterísticas nutricionais e organoléticas, ao mesmo tempo que se efetua o seu perfil genético. Este processo irá permitir escolher as melhores caraterísticas de cada variedade, para identificar a que tem melhor valor nutricional e seja mais apetecível ao consumidor, promovendo assim o seu consumo.