FAO in Portugal

Hortas escolares na Síria

29/08/2017

Roma – Com início do ano escolar na próxima semana na Síria, milhões de crianças em idade escolar poderão contar com um programa de educação alimentar e nutricional que utiliza as hortas escolares para ensinar aos estudantes a importância de consumir frutas e hortaliças numa dieta equilibrada e saudável.

Com quase metade da população síria a necessitar de alimentos e cerca de 7 milhões em situação de insegurança alimentar, as crianças representam um dos grupos mais vulneráveis à má nutrição, que poderá ter efeitos graves e duradouros no seu desenvolvimento.

É a primeira vez que são introduzidas hortas escolares nas escolas primárias da Síria, onde 300 professores de 17 escolas foram formados, algumas destas situadas em zonas de conflito como Alepo, Amã, Homs, Idlib e Damasco. Através deste programa, mais de 3 400 crianças para além de receberem formação sobre alimentação e nutrição, aumentam o consumo de frutas e hortaliças. A iniciativa está incluída num programa amplo – financiado com 6,5 milhões de dólares da União Europeia – para reforçar a segurança alimentar num país assolado pela guerra.

 A educação melhora a eficácia dos programas de segurança alimentar

 “Há cada mais evidências que a produção de alimentos por si só tem pouco impacto nos hábitos alimentares, a menos que seja acompanhada por uma educação alimentar e nutricional. Em experiências anteriores, vimos que a combinação entre a educação nutricional e a horticultura, tem um impacto comprovado na dieta”, afirmou Ahmed Raza, Diretor do Departamento de Nutrição e Sistemas Alimentares da FAO.   

É por esta razão que o programa de hortas escolares da FAO financiado pela União Europeia promove uma abordagem “toda a escola” na educação alimentar e nutricional, em que os estudantes estão vinculados a atividades práticas, reforçadas por um ambiente escolar saudável que envolve toda comunidades escolar.

 

Para ler a noticia original e completa (em inglês):

http://www.fao.org/news/story/en/item/1032609/icode/

Foto: ©FAO/Zaki Khouzam

Legenda: Crianças a cuidar da sua horta escolar, em Tartus, Síria