FAO in Portugal

Dia Mundial da Alimentação Pleno de Atividades

20/10/2017

Lisboa - O Dia Mundial da Alimentação foi assinalado em Lisboa com a realização de diversos eventos, tendo o Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP marcado presença e/ou organizado alguns deles.

O Ministério da Saúde promoveu uma cerimónia comemorativa sob o tema “Juntos Contra o Sal”, aproveitando a ocasião para assinar protocolos com os municípios de Lisboa e Santo Tirso para a implementação local da “Estratégia Interministerial para a Alimentação Saudável 2017-2020”, bem como um protocolo com representantes da indústria da panificação e da pastelaria com o objetivo de reduzir o teor de sal no pão e de ácidos gordos trans (artificiais) nos produtos do setor. A implementação da estratégia passa por modificar a oferta alimentar nos espaços públicos, monitorizar a oferta através da adequação dos perfis nutricionais e pela promoção da literacia alimentar. Neste contexto, o envolvimento dos municípios é fundamental em face das suas competências de promoção de políticas públicas de prevenção na área da saúde. A FAO esteve presente, tendo Francisco Sarmento congratulado o Ministério da Saúde pelas iniciativas pioneiras na área da prevenção e promoção da alimentação saudável.

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária assinalou o dia com a realização do workshop “Do Prado ao Prato” no qual foram debatidos vários mitos no prado, no fabrico, na cozinha e à mesa, descritos no livro “À Mesa: 100 Mitos” que esclarece empresas e operadores do setor alimentar bem como os consumidores. A FAO esteve também presente, tendo sensibilizado os participantes com a distribuição de material alusivo ao Dia Mundial da Alimentação.

Na Escola Básica Sarah Afonso, onde a FAO marcou presença na pessoa do Chefe do seu Escritório em Portugal e junto da CPLP, foi apresentado um projeto-piloto de alimentação biológica nas escolas realizado em parceria pela Junta de Freguesia dos Olivais e pela Agrobio (Associação Portuguesa de Agricultura Biológica). Este projeto, enquadrado na Estratégia e Plano Nacional para a Agricultura Biológica, tornará a Freguesia dos Olivais na primeira entidade pública em Portugal a servir sopas, legumes e saladas 100% biológicos e nacionais nos 7 refeitórios escolares. É um exemplo local passível de replicação nacional de aposta na alimentação saudável e sustentável desta autarquia que assumiu a gestão direta dos refeitórios escolares e deixou de recorrer ao outsourcing.

Na Assembleia da República foi realizada conjuntamente pela FAO e pela Ordem dos Nutricionistas uma conferência subordinada ao tema do “Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas” (DHAA) que incluiu uma mesa-redonda com representantes de diferentes grupos parlamentares. Regista-se a convergência de todos os presentes quanto à necessidade de elaboração de uma Lei de Bases sobre o DHAA e à criação de um Conselho Nacional que priorize politicamente os temas relacionados com a segurança alimentar e nutricional dos portugueses.

O dia terminou com um encontro inter-religioso na Mesquita de Lisboa (“Todos à Mesa por uma Mesa para Todos”) promovido pela Fundação Fé e Cooperação e pela Comunidade Islâmica de Lisboa, no qual os representantes de diversas confissões religiosas partilharam testemunhos sobre a alimentação. No final do evento assinaram o “Manifesto por uma Alimentação Adequada para Todos”, reforçando o empenho das diferentes religiões pelo DHAA no âmbito de diferentes políticas e estratégias participativas, tais como as estratégias locais de alimentação e nutrição, o combate ao desperdício alimentar, e a dinamização e revitalização dos territórios. Toda a equipe da FAO em Portugal participou neste evento que contou tambem com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, e encerrou as comemorações em Lisboa relativas ao Dia Mundial da Alimentação.