FAO in Portugal

Comemoraçao do Dia Internacional da Mulher na CPLP

CPLP celebra Mulher Rural
13/03/2018

Lisboa Teve lugar no dia 8 de março, na sede da CPLP, em Lisboa, o evento comemorativo do Dia Internacional da Mulher. Este foi organizado pelo Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com o objetivo de debater a importância das mulheres que trabalham no meio rural enquanto agentes transformadoras do desenvolvimento na CPLP.

A cerimónia da abertura contou com a presença de Maria do Carmo Silveira, Secretária Executiva da CPLP, e do Embaixador Gonçalo Mourão, representante da Presidência brasileira da CPLP. No debate, participaram Ana Melo Portugal, coordenadora Científica do Programa de Doutoramento “Saber Tropical e Gestão – TropikMan PhD”, Isabel Miranda, gestora de projetos da Ação para o Desenvolvimento, uma ONG com sede na Guiné-Bissau e Victoria Medina, secretária técnica da Rede Rural das Margaridas da CPLP. A moderação do debate coube a Sheila Khan, investigadora nas Universidades de Manchester e de Coimbra.

Segundo a FAO, as mulheres constituem 43% da mão de obra rural do mundo. Nesse contexto, foram abordadas temáticas relativas às dificuldades que enfrentam no mercado de trabalho, no campo e na vida familiar. A ONU estima que serão necessários 100 anos para ultrapassar as lacunas entre homens e mulheres hoje existentes.

A Secretária Executiva da CPLP frisou que a humanidade começa a aperceber-se que discriminação impede o seu desenvolvimento e prejudica a sociedade. “Só com a participação igualitária de homens e mulheres iremos caminhar em direção a uma sociedade de bem estar, que transcende o domínio económico”, declarou. O empoderamento da mulher faz parte da Agenda das Nações Unidas e foi adaptado como lema da CPLP, que promove políticas de igualdade de género na defesa de um mundo mais justo.

O evento deu ênfase ao papel das mulheres rurais em assegurar a segurança alimentar e nutricional dos povos da Comunidade. A inclusão das mulheres na Rede Rural das Margaridas da CPLP visa valorizar e estimular a sua participação nos mecanismos de governança da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional (ESAN) da CPLP. 

Foto: CPLP