FAO in Portugal

O Director-Geral da FAO e o Secretário-Geral das Nações Unidas encontram-se; a manutenção da paz é fundamental para a erradicação da fome

Graziano da Silva dá as boas-vindas ao Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, à FAO e saúda o seu compromisso com a erradicação da fome e com a prevenção de conflitos e das alterações climáticas
15/03/2018

Roma – O Director-Geral da FAO, José Graziano da Silva, agradeceu hoje o Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, pelo empenho no objetivo de erradicar a fome e por concentrar-se nos desafios causados pelos conflitos civis e pelas alterações climáticas.

Em reunião bilateral ocorrida durante a primeira visita do Secretário-Geral à sede da FAO desde que assumiu o cargo em janeiro de 2017, Graziano da Silva informou Guturres que os conflitos e a falta de segurança continuam a ser os principais motivadores da insegurança alimentar em 18 países do mundo, onde quase 74 milhões pessoas vivem em situação de insegurança alimentar e continuam de assistência urgente. Metade dessas pessoas estão na África e mais de um terço no Oriente Médio.

A FAO lançará um importante Relatório Global sobre Crises Alimentares na próxima semana em Roma. O secretário-geral da ONU discursará no evento através de uma mensagem de vídeo.

Em Roma, Graziano da Silva partilhou com Guterres a mais nova estrutura corporativa da FAO, que estabeleceu as prioridades da organização para apoiar a paz sustentável no contexto da agenda de 2030.

Com este documento, a FAO é a primeira agência da ONU a lançar um quadro de paz que está alinhado ao último relatório do Secretário-Geral sobre a construção e manutenção da paz, publicado em janeiro deste ano. 

Dando seguimento às resoluções do Conselho de Segurança e da Assembléia Geral da ONU sobre a construção da paz, o conceito de "manutenção da paz" engloba atividades destinadas a prevenir o surto, a escalada, a continuação e a reincidência de conflitos, tratar de suas causas e caminhar para a recuperação, reconstrução e desenvolvimento dos territórios.

Dia Mundial da Alimentação e Reforma da ONU

Também durante a reunião, o Diretor-Geral da FAO informou Guterres sobre o próximo Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), que se concentrará nos temas do SDG-2 e Fome Zero. A FAO vai sediar a sua cerimónia anual, para a qual o Rei de Lesoto e a Rainha da Espanha são presenças confirmadas.

Graziano da Silva também transmitiu o total apoio da FAO à reforma do Sistema de Desenvolvimento da ONU promovida pelo Secretário-Geral, que está muito empenhado em apoiar as singularidades das agências especializadas e a independência dos seus órgãos de governança.

A reunião bilateral realizou-se em paralelo a uma conferência de doadores organizada pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) para cobrir um déficit orçamentário estimado em US$ 446 milhões que permita que a Agência continue a trabalhar na assistência dos refugiados palestinos. A conferência atraiu compromissos de diversos para a doação de US$ 100 milhões em fundos adicionais de apoio à continuidade dos serviços essenciais de educação, saúde e segurança alimentar que a UNRWA oferece.

Foto: © FAO/ Pier Paolo Cito