FAO in Portugal

FAO esteve presente no evento “Vem e Partilha o teu Pão”

21/06/2018

No dia 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado, decorreu na Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos o evento “Vem e Partilha o teu Pão”, promovida pela Cáritas Internacional, uma confederação de 162 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países.

 O evento insere-se na Semana de Ação Conjunta Mundial “Partilhar a Viagem” lançada pelo Papa Francisco em setembro de 2017, com o objetivo de promover a “Cultura do Encontro” com migrantes e refugiados, contribuindo para um “melhor entendimento, compreensão, empatia e solidariedade em relação à ‘viagem’ que muitos escolhem ou são forçados a fazer para sobreviverem”.

 Numa mesa-redonda, moderada pela jornalista Alice Vilaça, participaram num debate sobre migrações e integração Rafat Dabah, refugiado sírio, Joana Balaguer, atriz brasileira, e Paulo Duarte, padre jesuíta. O evento contou também com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, representantes de organismos públicos ligados à área das migrações, embaixadores, associações de migrantes, representantes de igrejas e outros parceiros da Cáritas.

 Segundo os dados mais recentes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), há mais de 68 milhões de deslocados e refugiados no mundo. Neste contexto, foi amplamente discutida a política de tolerância zero da administração Trump nos EUA.

 Por ocasião do Dia Mundial do Refugiado, foi projetada a mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, que relembrou a importância de "restabelecer a integridade do regime internacional de proteção das pessoas na condição de refugiados”. Foi discutida a necessidade de desenvolver políticas pautadas pela “unidade e solidariedade", de forma a fazer frente à crise humanitária.