FAO in Portugal

CPLP terá Diretrizes para Dietas Sustentáveis

05/11/2018

Durante a II Reunião Extraordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (CONSAN-CPLP ) em Santa Maria, Cabo Verde, foi confirmada a criação do Grupo de Trabalho Nutrição e Sistemas Alimentares do CONSAN-CPLP (GT NSA), aprovada em reunião extraordinária realizada no Brasil no ano anterior.  A coordenação do GT ad hoc ficará sob responsabilidade do governo brasileiro, através do seu Ministério do Desenvolvimento Social do Brasil, e do Mecanismo para a Facilitação da Participação da Sociedade Civil do CONSAN-CPLP.

A criação do GT  NSA tem em conta as evidências apresentadas no Relatório do Painel de Alto Nível de Especialistas do Comité de Segurança Alimentar Mundial (CSA) sobre “Nutrição e Sistemas Alimentares” de setembro de 2017, que recomenda liderança, vontade política e uma governança inclusiva que reduza desequilíbrios de poder para melhorar a qualidade da alimentação e garantir a segurança alimentar e nutricional.

Em um processo que se assemelhará à aprovação das Diretrizes para o Apoio e Promoção da Agricultura Familiar nos Estados-membros da CPLP”, o GT NSA tem como mandato a elaboração das “Diretrizes para a Promoção da Nutrição e Sistemas Alimentares Sustentáveis na CPLP ”, que serão criadas com apoio técnico da FAO. A expectativa é que as Diretrizes sejam apresentadas em Outubro de 2020, durante reunião do Comitê Mundial de Segurança Alimentar.

De acordo com o Regimento Interno em discussão, além da elaboração das Diretrizes, o GT NSA terá como compromissos posicionar a nutrição de forma central na discussão dos processos de produção sustentável e fortalecer a igualdade de género nos processos de discussão sobre o tema.

O GT NSA será composto por dois representantes de cada Estado-membro da CPLP, oito representantes do Mecanismo de Facilitação da Participação da Sociedade Civil, dois representantes dos Mecanismos de Facilitação da Participação do Setor Privado, das Universidades e dos Parlamentares e um representante do Secretariado Executivo da CPLP. O GT contará ainda com o apoio da FAO.

Fotografia: ©FAO