FAO in Portugal

Diretora-Geral Adjunta da FAO Helena Semedo recebe atribuição de Doutora “Honoris Causa” em Lisboa

04/12/2018

 A Diretora-Geral Adjunta da FAO, Maria Helena Morais Semedo, recebeu ontem a atribuição do grau de Doutora Honoris Causa da Universidade Aberta. A instituição reconhece dessa forma o distinto percurso de Helena Semedo enquanto defensora de causas como a luta contra a fome e a pobreza, dando voz às comunidades mais vulneráveis, em especial às mulheres rurais.

 A cerimónia iniciou-se com o cortejo académico, seguindo-se a apresentação da doutoranda por parte da vice-reitora da Universidade Aberta, Doutora Carla Padrel de Oliveira, e por fim o elogio da laureada pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca.

 A economista e política tornou-se na primeira mulher cabo-verdiana a receber este título de reconhecimento académico. Helena Semedo espera que este marco inspire outras mulheres: "Esta é uma homenagem ao meu país e às suas mulheres. Para mim, [a atribuição do grau de Doutora 'Honoris Causa'] a uma mulher tem muito significado, porque sabemos que, não obstante todos os avanços, as mulheres ainda têm várias barreiras para conseguirem chegar a lugares cimeiros", afirmou.

 Em 1993, Maria Helena Semedo foi primeira mulher a ser nomeada Ministra (das Pescas, Agricultura e Desenvolvimento Rural) em Cabo Verde. Maria Helena é ainda a primeira mulher africana a assumir responsabilidades de diretora-geral adjunta da Agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

 À margem da cerimónia, a Directora-Adjunta da FAO apelou a um maior esforço na erradicação da fome até 2030, tendo advertido que, segundo o relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo” de 2018, a “fome continua a aumentar” no mundo devido às alterações climáticas, aos conflitos e guerras.