FAO in Portugal

FAO participa na Feira da Agricultura de Trás-os-Montes

16/09/2019

Macedo de Cavaleiros - Decorreu nos dias 6, 7 e 8 de setembro, no Parque Municipal de Exposições de Macedo de Cavaleiros, a IV Feira da Agricultura de Trás-os-Montes, evento organizado pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. 

Ao longo dos três dias, a IV Feira da Agricultura de Trás-os-Montes promoveu a realização de várias palestras e mesas redondas com vários temas relacionados com a agricultura. Este ano, o evento teve como objetivo impulsionar o setor agrícola, com uma ação de sensibilização sobre segurança na utilização do trator agrícola.

Para Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, “Esta é uma feira muito importante no contexto do Nordeste Transmontano e que promove o mundo rural, a importância da raça mirandesa na nossa região bem como a comercialização das carnes de Denominação de Origem Protegida”, evidenciando também que o Municipio aposta na formulação de estratégia alimentar pioneira.

O Chefe do Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP, Francisco Sarmento, participou na abertura do evento e apresentou uma comunicação sobre a sustentabilidade alimentar, onde teve oportunidade de discorrer sobre as mudanças em curso nos hábitos de produção e consumo e os desafios a nível global e local para a sustentabilidade alimentar.

Francisco Sarmento destacou ainda a abordagem territorial, a participação social e criação de mecanismos de governança adequados do poder local, na promoção de programas que visem sistemas alimentares territoriais sustentáveis e dietas saudáveis, sendo este um dos principais caminhos que a FAO pode apoiar para se atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).