FAO in Portugal

A necessidade de mudança para abordar a segurança alimentar, a agricultura e a silvicultura

12/12/2019

O Diretor-Geral da FAO, QU Dongyu, apelou na 25.ª Conferência das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, uma mudança transformacional que vise abordar a segurança alimentar, a agricultura e a silvicultura de forma integrada, através de uma abordagem holística.

“É possível conciliar a segurança alimentar, a produção agrícola e a conservação florestal”, afirmou o chefe da FAO num diálogo sobre “mudar a maré da desflorestação” nas reuniões paralelas da COP25.

Para esse fim, a FAO está a trabalhar com os países para coordenar as abordagens do uso da terra em todos os setores, garantindo a gestão integrada das florestas e da agricultura, para que os objetivos de segurança alimentar e florestal sejam cumpridos.

Qu salientou que vários países conseguiram reduzir o número de pessoas subnutridas e melhorar a produtividade agrícola, mantendo ou aumentando a sua área florestal. A agricultura contribui significativamente para o desmatamento (mais de 70%) e, com o aumento da demanda de população e alimentos, as florestas estão cada vez mais sob pressão.

Para resolver isso, o Diretor-Geral da FAO apresentou soluções como: a necessidade de estabelecer um acordo para reduzir as pegadas de commodities agrícolas, especialmente gado e culturas comerciais, impulsionar a tecnologia e a inovação e fortalecer parcerias para tratar de questões relacionadas à floresta. Por exemplo, a FAO desenvolveu um conjunto inovador de ferramentas de monitorização florestal, permitindo aos usuários acessar e processar grandes quantidades de dados florestais e imagens de satélite diretamente nos seus telefones celulares.

Qu listou várias iniciativas globais bem-sucedidas, apoiadas pela FAO, para combater a desflorestação, as alterações climáticas, a insegurança alimentar e a pobreza que poderiam ser ampliadas. Estas incluem: o Programa UN-REDD, a Madeira Sustentável para um Mundo Sustentável, a Grande Muralha Verde e a Década das Nações Unidas sobre Restauração de Ecossistemas.

Qu também anunciou o lançamento dos principais resultados da Avaliação Global de Recursos Florestais da FAO em 2020, um recurso importante para orientar as políticas florestais em todo o mundo e garantir que as decisões sejam baseadas em evidências.

Para encerrar, Qu reiterou o compromisso da FAO de continuar trabalhando com parceiros para mudar a “maré contra a desflorestação”.