FAO in Portugal

FAO na exibição do filme "Surviving progress - Sobreviver ao Progresso"

24/04/2014

Lisboa – Na semana em que se comemorou o Dia da Terra (22 de abril), o Secretariado Executivo da CPLP, a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) exibiram o filme Surviving progress (Sobreviver ao Progresso), no âmbito da iniciativa CINE ONU: Ciclo de cinema sobre Direitos e Desenvolvimento.

Esta iniciativa tem periodicidade mensal e consiste na exibição de um filme relevante para o trabalho das Nações Unidas e das Organizações da sociedade civil, ao que se segue um debate sobre o filme ou o tema, com peritos no assunto ou personalidades intimamente envolvidas na questão em debate.

O filme Surviving progress, dos realizadores de Mathieu Roy e Harold Crooks, baseia-se no best-seller A Short History of Progress e apresenta a história do progresso como algo de impressionante e inspirador, mas que pode ter também consequências negativas.

A exibição do filme foi seguida de um pequeno debate que contou com a presença de Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal, e de Alfaro Cardoso da ONGD ATA.

No âmbito do tema do documentário foi abordada a questão do desperdício alimentar, uma realidade associada aos atuais modelos de produção e consumo, com severos prejuízos económicos, ambientais e sociais em todo o mundo. Estima-se que cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo inteiro sejam desperdiçados todos os anos, o que é inaceitável tendo em conta que 842 milhões de pessoas no mundo passam fome todos os dias.

A ocasião também serviu para divulgar a campanha JUNTOS CONTRA A FOME NA CPLP, organizada em conjunto pela FAO e pela CPLP.