FAO.org

Home > FAO in Portugal > Notícias > Detail
FAO in Portugal

FAO e FIPA realizam sessão sobre o “CODEX Alimentarius”

17/06/2014

Lisboa – O Escritório da FAO em Portugal, conjuntamente com a FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-alimentares, realizou hoje uma sessão sobre o “CODEX Alimentarius” dirigida aos associados da FIPA, tendo Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal, como orador principal.

Esta sessão procurou discutir a importância de uma abordagem coordenada da problemática da segurança alimentar e nutricional no mundo e abordar a origem, a natureza e a importância do Codex Alimentarius

O Codex Alimentarius, criado pela FAO e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 1963, estabelece normas, diretrizes e códigos de práticas alimentares internacionais harmonizadas para proteger a saúde dos consumidores e assegurar práticas justas no comércio alimentar na cadeia de abastecimento global. O Codex também coordena todas as normas alimentares promovidas por organizações governamentais e não-governamentais internacionais.       

A sessão iniciou-se com a visualização de um curto vídeo denominado Codex and the Food We Eat. Seguiu-se a intervenção de Hélder Muteia, que falou sobre os “Desafios da Alimentação no Mundo e o Papel do Codex Alimentarius.” Por fim, terminou com um debate com os participantes.     

“O futuro vai trazer mais pessoas, mais alimentos a viajar pelo mundo, mais países a entrar no mercado mundial, mais variedade de alimentos e uma maior consciência da população sobre questões de saúde e segurança dos alimentos. Há, por isso, uma maior necessidade de estabelecer regras harmonizadas para reduzir o desperdício de alimentos, garantir a segurança dos alimentos e permitir o comércio”, afirmou Hélder Muteia.