FAO in Portugal

FAO fala sobre a cooperação com a CPLP na segurança alimentar e nutricional

28/06/2014

Lisboa – Teve lugar na passada sexta-feira no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), uma Conferência organizada pelo IHMT na qualidade de instituição coordenadora da Comissão Temática de Segurança Alimentar dos Observadores Consultivos da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CT-SAN-CPLP). Esta Conferência, aberta ao público, inaugurou o curso de curta duração em "Segurança Alimentar e Nutrição em Saúde", que é oferecido todos os anos pelo IHMT.

Destinado a licenciados em ciências da saúde ou afins, ciências sociais, ciências agrárias ou humanas, este curso pretende dotar os alunos de conhecimentos sobre a relação entre agricultura familiar, nutrição, saúde e sua contribuição para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável.

A sessão de abertura da Conferência iniciou-se com uma intervenção por parte de Zulmira Hartz, da Direção do IHMT, seguida por Sónia Centeno Lima que, como coordenadora da CT-SAN-CPLP, deus as boas-vindas e apresentou os palestrantes.

Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal, apresentou uma breve comunicação sobre “A Cooperação entre a FAO e a CPLP na Segurança Alimentar e Nutricional”, na qual foi destacado o memorando de entendimento assinado entre as duas organizações em 1999, bem como os vários projetos de cooperação que se seguiram desde então. A adoção por parte da CPLP, em 2012, de uma Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional (ESAN), que contou com o apoio técnico da FAO na sua elaboração, foi também um momento chave dos últimos anos. Por fim, foram referidas as mais recentes iniciativas no âmbito desta cooperação, a Campanha Juntos contra a Fome na CPLP, e o novo projeto de cooperação técnica assinado no início de 2014. Hélder Muteia referiu ainda o potencial da cooperação Sul-Sul no âmbito da CPLP.

Seguiu-se a intervenção de Manuel Lapão, Diretor de Cooperação da CPLP, que conduziu uma breve apresentação sobre a Campanha Juntos contra a Fome. Por último, Francisco Sarmento, Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, falou do tema “A fome e a Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional nos países da CPLP”, dando depois lugar ao painel de discussão da CT de Observadores Consultivos, que contou também com a participação e intervenção do público presente na sala.