FAO in Portugal

Ministro do Ambiente de Portugal recebe delegação da FAO

24/07/2014

Lisboa – O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, recebeu em audiência uma delegação da FAO composta por Hélder Muteia (Responsável do Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP) e Ana Muller (Oficial de Comunicação e Informação).

No encontro foram abordadas matérias de interesse comum, no campo do ambiente e energia, com particular destaque para as alterações climáticas, a sustentabilidade dos ecossistemas, a eficiência energética e água, bem como a necessidade urgente de ligar os desafios ambientais aos desafios sociais da erradicação da pobreza e da fome no mundo.

A importância de estabelecer objetivos e metas ambiciosas relativamente às alterações climáticas, e a ideia de estabelecer sólidos consensos em torno dos instrumentos sucessores do protocolo de Quioto, também mereceram destaque.

Foram também abordadas as iniciativas de colaboração e cooperação entre o Ministério do Ambiente e os seus congéneres nos países da CPLP, que são materializadas em forma de programas e projetos de capacitação e troca de experiências na adaptação às alterações climáticas, crescimento verde, e iniciativas de estabelecimento de aldeias e vilas solares em países como Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe).

A implementação do Acordo Quadro, assinado em 2012 entre a FAO e Portugal, e ratificado recentemente pela Presidência e a Assembleia da República, foi também um dos assuntos discutidos durante a reunião.

Debruçando-se sobre as oportunidades concretas de trabalho conjunto e colaboração entre a FAO e o Ministério, foi referida a possibilidade de desenvolver iniciativas no campo da adaptação às alterações climáticas, e os esforços para quantificar os serviços ambientais prestados pelas populações residentes em áreas preservadas e ecossistemas frágeis, por forma a divulgar e estimular as boas páticas.

Ficou ainda acordada a importância de promover encontros regulares entre e Escritório da FAO em Portugal e junto à CPLP e o Ministério do Ambiente, para promover partilha de informação e a realização de iniciativas conjuntas.