FAO in Portugal

Desenvolvimento Rural Sustentável debatido em Escola de Verão

27/07/2014

Lisboa – Realizou-se na passada sexta-feira em Ourém a sessão de encerramento da primeira edição da Escola de Verão do projeto aTerra - Políticas Globais e Estratégias Locais para o Desenvolvimento Rural Sustentável, com a promoção de um encontro entre os participantes e o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, e o Representante do Escritório da FAO em Portugal, Hélder Muteia.

O projeto aTerra é promovido pela FEC – Fundação Fé e Cooperação e tem como parceiros a empresa municipal Ourémviva, a Associação Casa Velha e a ONG ACTUAR. Tem como objetivo desenvolver estratégias e atividades que articulem uma ação local em zonas rurais deprimidas e a reflexão a nível global, com base numa abordagem territorial do desenvolvimento sustentável. Atua através da capacitação e mobilização de pequenos produtores para estratégias integradas de sustentabilidade rural, em articulação com os desafios globais de desenvolvimento sustentável em Escolas Secundárias e Técnico-Profissionais, através da formação e mobilização de voluntários e da dinamização de redes locais para o desenvolvimento sustentável.

No âmbito deste projeto, a Escola de Verão que teve início a 21 de julho, estava direcionada para maiores de 18 anos com especial enfoque no público universitário, e procurou articular as estratégias locais com os desafios globais de desenvolvimento sustentável, avaliando a realidade das zonas rurais de minifúndio de Portugal em relação a outros territórios, nomeadamente outros países da CPLP. Nesta reflexão foram tidas em conta as diferentes perspetivas dos vários atores: quer sejam pequenos agricultores ou produtores, decisores políticos, peritos ou organizações da sociedade civil.

Hélder Muteia falou sobre o tema “FAO em Portugal e junto à CPLP: Desafios e Oportunidades”, tendo apresentado a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), no geral, bem como os objetivos do Escritório em Portugal e o seu trabalho com a CPLP. Foi também destacado o Ano Internacional da Agricultura Familiar, nomeadamente a sua importância, objetivos e desafios.

 

O programa da Escola de Verão pode ser consultado aqui.