FAO in Portugal

Assembleia Parlamentar Euro-Latino Americana discute Agricultura Familiar

24/05/2016

Lisboa - Realizou-se no dia 18 de Maio na Assembleia da República a Comissão dos Assuntos Económicos, Financeiros e Comerciais da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-América. Estiveram presentes cerca de 120 parlamentares europeus e latino-americanos que discutiram temas de índole social e económico.

Nesta sessão foi dedicado um painel específico sobre os desafios da agricultura familiar na Europa e no Mundo, para o qual o representante da FAO em Portugal e junto a CPLP, Hélder Muteia, foi convidado a partilhar a sua visão e da sua organização sobre o tema.

Na sua alocução referiu que "a agricultura familiar tem merecido um destaque cada vez maior nos debates sobre os sistemas alimentares modernos. Uma tendência que começou a ser vincada de forma expressiva a partir da conferência RIO+20, não apenas nos debates, no envolvimento, na participação, mas também na sua declaração final: O mundo que queremos”.

O representante da FAO em Portugal e junto da CPLP mostrou preocupação perante a corrosão de tradições e valores que afetam a pequena agricultura familiar. Recomendou também políticas no sentido de melhorar as condições de acesso à terra, tecnologia, mercado e ao crédito.  

Hélder Muteia finalizou o seu discurso destacando importância à crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental e social, e reconheceu que iniciativas tecnológicas de intensificação sustentável de produção agrícola encorajam “esquemas de economia solidária, promovendo compras locais e circuitos curtos, a valorização de variedades locais, que no conjunto podem contribuir para a preservação da biodiversidade e dinâmicas económicas no meio rural”.