FAO in Portugal

XV Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa dos Nutricionistas destaca Ano Internacional das Leguminosas

25/05/2016

Lisboa - Realizou-se nos dias 19 e 20 de Maio o XV Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, no Porto em Portugal. Nesta edição, dotada como tema base “Saber Escolher” foram abordados conteúdos pertinentes, com grande relevância em termos técnico-científicos comunicados por palestrantes de reconhecido mérito.  

Tendo como objetivo do congresso a promoção e incentivação de troca de experiências na área das ciências da nutrição, como também intervir na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos através da alimentação e promover tanto a qualidade como a segurança alimentar. 

Vários temas de interesse foram abordados, entre os quais: os novos mitos alimentares, a restauração colectiva, perigos químicos e doenças metabólicas, comunicação em ciência, nutrição em desporto, entre outros. 

No último dia do congresso, dia 20 de Maio, teve lugar um painel específico sobre “2016 Ano Internacional das Leguminosas”, moderado por Maria de S. Luís Centeno (da DGADR), que contou com vários oradores, entre os quais Hélder Muteia, (Representante da FAO), Isa Viana (Eurest), Maria Vasconcelos (ESB-UCP), e Helena Real (APN). 

As abordagens centraram-se na importância de promover a produção e o consumo de leguminosas, tendo em conta as suas vantagens nutricionais, ambientais e no combate à fome e obesidade. 

Helena Real apresentou de forma sucinta a campanha “1 porção de leguminosas por dia” promovida pela APN (Associação Portuguesa de Nutricionistas) e que conta com muitos materiais, informações e dicas sobre como adotar essa prática reconhecidamente saudável.  

Dada à pertinência dos temas abordados para a agenda da FAO e Nações Unidas, Hélder Muteia representante da FAO em Portugal e junto da CPLP foi convidado a participar na qualidade de membro da comissão de honra do XV Congresso de Nutrição e Alimentação.