FAO in Portugal

Câmara Agrícola Lusófona promove debate sobre inovação

20/06/2016

Lisboa – Teve lugar no dia 9 de Junho, na Feira Nacional de Agricultura em Santarém, a quarta edição da CAL talks que foi dedicada à inovação sob o lema “Inspirar para Inovar”.

Nesta conferência, a sessão de abertura esteve a cargo do Presidente da Câmara Agrícola Lusófona (CAL), Jorge Correia Santos, que salientou a importância deste tipo de diálogos e a necessidade de apresentar iniciativas inovadoras dos empresários produtores para que sejam debatidos.

O Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, na qualidade de keynote speaker, fez uma abordagem sobre o papel dos empreendedores tendo realçado a história dos sistemas agroalimentares no mundo e a sua evolução e como a industrialização, a urbanização e os aspetos demográficos têm influenciado os tais sistemas.

Destacou ainda a necessidade de se recorrer a novas ideias e abordagens para solucionar os problemas de disponibilidade, de acesso e utilização dos alimentos. Chamou atenção para importância de uma agricultura que para além de inovadora e deverá ser sustentável do ponto de vista ambiental.

Seguiram-se depois apresentação de vários casos de estudo de jovens empresários que tiveram oportunidade de apresentar as suas iniciativas. Os casos apresentados foram os seguintes: Beesweet “Um produto milenar com inovação” por Ana Pais, Mater Dynamics “Nanotecnologia ao serviço agro-alimentar” por Tiago Cunha Reis, ALGAplus “As algas como um potencial ingrediente alimentar” por Helena Abreu, Bagas de Portugal “Uma jovem cooperativa que unifica os produtores de pequenos frutos” por Paulo Lúcio, Plataforma Muu “Uma diferenciadora plataforma de gestão colaborativa no sector pecuário” por Miguel Lupi Caetano e, por último, Ingrediente Odyssey “Os insectos como uma solução sustentável no sector agro-pecuário” por Daniel Murta.

Seguiu-se uma sessão de debate em que foram colocadas questões sobre a origem das iniciativas e dificuldades encontradas na sua implementação.

As considerações finais desta sessão foram feitas pelo Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, onde deu os parabéns a todos os empresários que tiverem a coragem de apresentar as suas iniciativas e incentivou-os a continuarem a desenvolver as suas ideias e propostas para que elas inspirem mudança de paradigmas nos sistemas alimentares.