FAO in Portugal

Comissariado Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar em Lisboa apresenta 2º relatório

22/06/2016

Lisboa – No passado dia 17 de junho decorreu no Centro Social de Belém uma conferência de imprensa organizada pelo Comissariado Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar em Lisboa, com objetivo de apresentar o 2º Relatório do Plano Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar.

Este evento contou com a participação do Presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Rosa, e do Vereador do Departamento dos Direitos Sociais, João Afonso, que referiu que uma das ações com maior impacto no combate ao desperdício alimentar é o trabalho realizado localmente pelos voluntários e pelas diferentes entidades que integram este projeto.

Presidente da Comunidade Vida e Paz, Henrique Joaquim, aproveitou a ocasião para sublinhar a importância deste projeto na melhoria qualitativa e quantitativa na distribuição de alimentos.

Esteve também presente o Comissário Municipal do Combate ao Desperdício Alimentar, João Gonçalves Pereira, que fez uma breve apresentação do 2º relatório focando-se nos principais pontos, nomeadamente na Estruturação da Rede Alimentar constituída até maio de 2016 por 94 entidades.

O Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia referiu a importância que aplicação deste projeto teve na cidade de Lisboa e lançou o desafio de o alargar para outras cidades do país e ao nível internacional.

 “É necessário criar o hábito de que palavras como poupar, doar, reutilizar, reciclar, façam parte do nosso dia-a-dia”, disse Hélder Muteia, realçando a relevância que o combate ao desperdício alimentar deve ter para todos atores da sociedade civil.

Durante a conferência de imprensa, foram ainda referidos novos projetos e iniciativas que irão decorrer ao longo do ano.