FAO in Portugal

FAO Portugal e Embaixada da Guiné Bissau discutem cooperação

27/07/2016

Lisboa – Teve lugar no dia 18 de Julho, nos escritórios da FAO e junto da CPLP, uma reunião entre o representante da FAO Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia e o Encarregado de Negócios da Embaixada da Guiné Bissau em Portugal, M´Bala Alfredo Fernandes, para discutir assuntos relacionados com a próxima cimeira da CPLP, a ter lugar no Brasil, e com a acreditação da Embaixada da Guiné Bissau junto da FAO.

Relativamente à acreditação, o assunto aguarda que o Governo da Guiné-Bissau submeta o pedido formal de acordo com as normas estabelecidas.

Foi também abordada a Estratégia Regional de Segurança Alimentar da CPLP (ESAN-CPLP) que tem vindo a ser implementada conjuntamente, tendo feito um breve balanço sobre este assunto, incluindo a campanha de sensibilização e angariação de fundos “Juntos contra a fome na CPLP” e as novas perspetivas e iniciativas desta campanha.

A Campanha “Juntos Contra a Fome na CPLP” é uma iniciativa desenvolvida em parceria pela CPLP e a FAO, que tem estado a ser implementada desde 2014 com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o processo de construção de uma Comunidade de povos livres da fome e de mobilizar fundos para financiar projetos no âmbito da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP).

Ficou acordado durante a reunião encontros posteriores para operacionalizar o processo de acreditação, uma vez que o Governo tenha cumprido com os procedimentos. Para o efeito, consultas serão feitas junto do Governo e da Representação da FAO na Guiné-Bissau.