FAO in Portugal

FAO reúne com Co-fundadora do projeto RuralVive

19/09/2016

Lisboa – No passado dia 1 de setembro, o Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, recebeu nas instalações da CPLP, Cristina Oliveira, a Co-fundadora do RuralVive. Este encontro teve como objetivo apresentar e aprofundar conhecimento sobre o projeto, assim como discutir atividades de interesse comum.

O Projeto RuralVive nasce na sequência de um trabalho de investigação de Mestrado em Estudos de Desenvolvimento pelo ISCTE, do qual se concluiu que a ligação entre a agricultura familiar e desertificação é indissociável.

É um projeto inclusivo, multidisciplinar, promotor de desenvolvimento e de oportunidades e ao mesmo tempo combate a desertificação.

Tem como objetivo contrariar as tendências de envelhecimento e desertificação dos territórios rurais através da dinamização dos conceitos de empreendorismo e agricultura familiar, promover e apoiar projetos e ideias no âmbito da agricultura familiar, contribuindo para o combate à desertificação, capacitar os interessados de ferramentas crucias à elaboração e ainda concretização de projetos inovadores e sustentáveis, como a candidatura a financiamentos e outros apoios.

No seguimento desta reunião, foram discutidas diversas formas de colaboração futura com intuito de ressaltar a agricultura familiar como uma forma de exploração da terra e destacar alguns desafios graves e urgentes, como a fome, a pobreza, a segurança alimentar e o desenvolvimento rural.