FAO in Portugal

Dia Mundial da Alimentação celebrado com o Festival das Leguminosas em Belém

17/10/2016

Lisboa – A 16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação  – as leguminosas secas assumiram o protagonismo no Festival das Leguminosas subjacente ao tema “O Clima está a mudar. A Agricultura e a Alimentação terão de acompanhar esta mudança”. Este foi um festival dedicado à segurança alimentar, saúde, nutrição e sustentabilidade dos recursos alimentares.

O cenário escolhido pelos organizadores, Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra, Fundação para a Ciência e Tecnologia, para a realização do evento foi o Jardim Botânico Tropical, em Belém, onde durante todo o dia foi possível aproveitar a beleza do jardim, descontrair e aprender mais sobre as leguminosas.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação juntamente com o Ano Internacional das Leguminosas assumiu-se como pertinente uma vez que as leguminosas secas reúnem consenso quanto à sua importância na dieta alimentar. Desde o feijão encarnado, branco, manteiga ou preto ao tremoço, grão-de-bico, ervilhas e múltiplas variedades de lentilhas é possível encontrar diversos benefícios que convencem até os mais céticos da necessidade de incluir leguminosas na nossa dieta alimentar. Estas são ricas em carboidratos complexos, micronutrientes, proteínas e vitaminas do complexo B. Por isso, são parte essencial de uma dieta saudável.

Como se não bastassem todos os benefícios nutricionais destas sementes, o expositor da FAO Portugal levou até aos visitantes as vantagens do consumo de leguminosas para a saúde e ainda como estas contribuem para a segurança alimentar dos países, especialmente dos países em vias de desenvolvimento e cuja atividade económica se centra na agricultura. Não esquecidos foram também alguns “Factos surpreendentes sobre as leguminosas que talvez não saiba” que de facto surpreenderam quem passou pelo expositor e dedicou alguns minutos da sua visita à conversa com a delegação FAO Portugal. Os mais pequenos puderam igualmente juntar-se a esta celebração e participar no expositor através da visualização in loco do processo de crescimento de uma semente do feijão e da oferta do tradicional pé de feijão para cultivar nas suas casas.

Para além da FAO Portugal estiveram presentes variados parceiros e dinamizadores do Ano Internacional das Leguminosas no país, entre eles, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas, a Confraria do Chícharo, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Câmara Municipal de Lisboa.

Uma área de conversas, debates e demonstrações  estava igualmente disponível, tal como uma área lúdica para animar os mais novos, um mercado biológico com produtos inovadores e uma área de animação cultural que contou com as atuações da Banda de Música dos Empregados da Companhia Carris de Ferro de Lisboa e do Grupo Folclórico e Etnográfico da Granja do Ulmeiro.