FAO in Portugal

Corrida “Juntos Contra a Fome!” volta a surpreender na sua III edição

30/11/2016

Lisboa – Em 2014, em Cascais, e em 2015, em Lisboa, realizaram-se a 1ª e 2ª edição, respetivamente, da Corrida "Juntos Contra a Fome!", com mais de seis mil participantes diretos, tendo sido angariados aproximadamente 40 000€ para projetos sociais ligados à nutrição e segurança alimentar nos países da Comunidade.

Os recursos conseguidos em 2014 contribuíram de forma significativa para o financiamento dos projetos "Associação dos Amigos da Natureza" (Cabo Verde) e "Ação para o Desenvolvimento" (Guiné-Bissau). Já o retorno de 2015 financiou o trabalho da Associação HELPO: "Nutrição e Saúde Escolar em São Tomé e Príncipe: Boas práticas a partir da infância" (São Tomé e Príncipe).

Chegou 2016 e com ele a 3ª edição da “Corrida Juntos Contra a Fome!”, uma iniciativa desenvolvida em parceria pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o processo de construção de uma Comunidade de povos livres da fome e de mobilizar fundos para financiar projetos no âmbito da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP).

A Campanha “Juntos contra a Fome!”, procura tornar visível a realidade de uma insegurança alimentar que afeta cerca de 28 milhões de pessoas dos 250 milhões de pessoas que fazem parte dos países da CPLP, e despertar a consciência dos cidadãos sobre um direito que a todos é exigido, apelando para a contribuição para um fundo que permitirá a implementação imediata de projetos de apoio às comunidades mais vulneráveis.

O sucesso da iniciativa repetiu-se no passado dia 27 de novembro, na Baía de Cascais, às 10h00, onde se reuniram milhares de pessoas para correr e/ou caminhar por esta causa. Mais uma vez, todas as inscrições reverteram direta e inteiramente para os fundos da "Campanha Juntos Contra a Fome!” que tornou possível o financiamento de mais e melhores projetos de luta local e direta contra a fome no espaço da CPLP.