FAO in Portugal

O Ministério da Pesca e Recursos Hídricos da Guiné Equatorial e a FAO assinam acordo para apoiar a pesca artesanal

22/02/2017
O Ministério da Pesca e Recursos Hídricos e a FAO assinaram no passado dia 4 de fevereiro, na sala de Conferências de Ngólo, Bata, um documento de base ao projeto que dará apoio ao setor da pesca artesanal na Guiné Equatorial.
 
Este projeto tem como objetivo principal melhorar a cadeia de valor da pesca artesanal no país. Como salienta Estanislao don Malavo, Ministro da Pesca e do Meio Ambiente da Guiné Equatorial, “[e]ste constitui um setor muito importante no nosso país e tem um grande potencial de desenvolvimento, sendo capaz de assegurar emprego nas áreas urbanas e rural e assim contribuir para a segurança alimentar da população”. 
 
Com as atividades deste projeto é pretendido melhorar o manuseio e conservação dos produtos provindos da pesca artesanal ao longo da sua cadeia de valor. Desta forma, não serão apenas reduzidas as perdas pós-captura, mas também será facilitada a comercialização do peixe, o que prevê um aumento de rendimento da atividade pesqueira, tanto para os pescadores artesanais como para os comerciantes de peixe que são, na sua maioria, mulheres.
 
O projeto inclui um fornecimento de equipamentos aptos para os processos artesanais que facilitarão a execução de técnicas modernas de manuseio do peixe, a sua conservação e transformação, tal como a fumagem e secagem de peixe.
 
Outro elemento importante incluído no projeto é a capacitação dos pescadores artesanais e dos comerciantes de peixe para a constituição de cooperativas organizadas destinadas à sua boa gestão. Isto contribuirá para um aumento no comércio de peixe e maiores rendimentos para os membros das cooperativas.
 
Os beneficiários diretos do projeto serão cerca de 300 pescadores e 300 mulheres transformadoras ou comerciantes de peixe, tanto nos centros de desembarque urbanos e rurais de Bata (Iyubu y Milong-Milong) como em San Antonio de Palé em Annobón. Segundo o censo, em que se concluiu recentemente pelo Ministério da Pesca com o apoio técnico da FAO, estes centros de desembarque contam com a maioria de embarcações dos distritos de Bata e Annobón.
 
“Confirmamos que este projeto possa contribuir notavelmente para o desenvolvimento da Guiné Equatorial, favorecendo um setor tão importante quanto a pesca artesanal, que não só poderá gerar muitos mais postos de trabalho, como poderá contribuir de forma significativa para uma alimentação saudável da população”, concluiu Olman Serrano, Representante da FAO na Guiné Equatorial.